A nova categoria tem como principal objetivo perceber, junto do público português, quais as personalidades com as quais mais se identificam e às quais reconhecem o valor de excelência. Os nomeados foram selecionados através do Estudo ao Consumidor, realizado pela organização, onde foi pedido a cada consumidor que identificasse referências espontâneas de personalidades nestas quatro áreas. Posteriormente, foram analisadas pelo Conselho Superbrands e foram escolhidos os finalistas.
Na categoria de desporto os nomeados são Cristiano Ronaldo, Patrícia Mamona e Miguel Oliveira. Em humor, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e César Mourão são os indicados. Para jornalismo, estão na shortlist Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e José Alberto Carvalho. E, por fim, na categoria de influencers destacam-se Casal Mistério, Madalena Abecasis e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral).
O Senior Partner das Superbrands, Pedro Diogo Vaz, explica que a criação desta nova categoria era, há muito, pensada. “Cada vez mais personalidades se distinguem junto do público, partilhando a sua história, imagem e trabalho. Tal como uma marca estas pessoas trabalham a sua reputação junto do público que se identifica, ou não, com cada um dos perfis. Trabalhando a Superbrands no mundo das marcas, faz para nós todo o sentido a criação desta categoria de forma a distingui-las”, afirma.
As votações estão a decorrer no site da Superbrands, até ao dia 20 de outubro, sendo os vencedores anunciados numa gala marcada para 27 de outubro.