Hyundai lança o i40 em Genebra para concorrer com marcas ‘premium’

Genebra, 3 mar (Lusa) – A sul-coreana Hyundai revelou no Salão do Automóvel de Genebra o novo i40, um modelo familiar pensado para o mercado europeu e desenhado no centro de ‘design’ da marca em Russelsheim, na Alemanha.

A Hyundai, que aproveitou o salão para desvendar dois novos modelos também para o mercado europeu, espera com o i40 preencher um espaço no difícil mercado europeu, os sedans familiares, entrando assim em concorrência direta com as marcas ‘premium’. Conhecida pelos seus carros pequenos, a Hyundai tem grandes planos para a Europa e o presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, já chegou a afirmar que a única empresa que pode evitar que a Volkswagen se torne a maior do mundo são os sul-coreanos.

Em declarações no Salão de Genebra, Allan Rushforth, presidente da Hyundai Europa, disse que as palavras de Winterkorn são “muito lisonjeiras”, mas acrescentou que a empresa não está obcecada com o seu lugar no panorama da indústria automobilística global. “Estamos é preocupados em alargar a nossa gama de modelos, tornar a marca mais conhecida e vender automóveis maiores e com melhores margens”, disse Rushforth.

O lançamento do veículo do i40 no Salão de Genebra, que começa hoje, marca a entrada da Hyundai para o segmento de luxo acessível, onde quer competir com o Toyota Aventis. No stand da Hyundai, a concorrência foi perscrutar uma elegante versão carrinha em exposição. O carro, que possui recursos como bancos aquecidos e reclináveis, volante aquecido e um sistema de desembaciamento activo, estará à venda durante o verão na Europa e em Portugal, seguido por um sedan até o final do ano.

O objetivo da Hyundai é vender 60 mil novos modelos em 2012 na Europa, o que faria do modelo um dos seis melhores carros da sua classe. Allan Rushforth diz que o novo i40 “é semelhante ao Sonata nos Estados Unidos e pode ser lançado em outros mercados no futuro”.

A Hyundai registou um aumento de vendas 37 por cento em Portugal em 2010 para 3.174 unidades, enquanto que na Europa, o crescimento foi bastante menor, cerca de 4,7 por cento para mais de 358 mil veículos. Ou seja, um crescimento em linha com o mercado português (38 por cento) e em contraste com o mercado europeu, que encolheu 5 por cento.

Nos Estados Unidos, onde tem uma fábrica no Alabama, a Hyundai está à frente nas vendas, aumentando 53,9 por cento no ano passado para 300 mil unidades. A construtora sul-coreana vendeu 3,6 milhões de veículos a nível global no ano passado, em comparação com a líder Toyota, que atingiu os 7 milhões de carros.

Allan Rushforth diz que a Hyundai “é rentável na Europa”, acrescentando que o velho continente “é um mercado desafiador e essa é uma das razões pelas quais lançamos o i40”. A Hyundai está prestes a elevar a capacidade na sua fábrica de República Checa para 300 mil carros por ano, a adição de um terceiro turno e contratação de mil novos trabalhadores.

AJG.

Lusa/Fim

Quinta-feira, 03 Março 2011 12:55


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