IBM antecipa as necessidades dos programadores

O Harmony API é o mais recente conjunto de soluções e serviços de Interface de Programação Aplicacional baseado na cloud desenvolvido pela IBM. Antecipar as necessidades dos programadores na criação de novas aplicações ou na recomendação de API são alguns dos objetivos.

As API são componentes de software que atuam como agregadores tecnológicos, integrando dados e lógica de negócio, ao permitirem conectar sistemas de várias empresas através de aplicações ou qualquer dispositivo usando a cloud e recorrendo a tecnologias cognitivas como o mapeamento e grafismo inteligentes.

Ao oferecer novos serviços e software de modo a que as empresas possam tirar melhor partido da “Economia das API”, a IBM está a lançar as bases para que os diferentes ambientes cloud funcionem como um só. Estima-se que em 2018 aquela economia resultará num mercado de 2,2 mil milhões de dólares.

O Harmony API inclui o API Economy Journey Map (identificar oportunidades-chave e avaliar o seu estado de maturidade dos clientes IBM), agregação de capacidades de machine-learning (uso de tecnologia de procura inteligente de API por parte de programadores) e ainda uma parceria com a Linux Foundation (plataforma aberta para a criação, gestão e integração de API).

A IBM colabora ainda com o Banking Industry Architecture Network (BIAN) para criar padrões de TI para o setor da banca, bem como com a organização HL7 na criação de standards de API FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) para facilitar a troca de informações de saúde, procurando simplificar a sua implementação, sem descurar a integridade dos dados.

fibra@briefing.pt 

Segunda-feira, 09 Novembro 2015 12:39


PUB