As API são componentes de software que atuam como agregadores tecnológicos, integrando dados e lógica de negócio, ao permitirem conectar sistemas de várias empresas através de aplicações ou qualquer dispositivo usando a cloud e recorrendo a tecnologias cognitivas como o mapeamento e grafismo inteligentes.
Ao oferecer novos serviços e software de modo a que as empresas possam tirar melhor partido da “Economia das API”, a IBM está a lançar as bases para que os diferentes ambientes cloud funcionem como um só. Estima-se que em 2018 aquela economia resultará num mercado de 2,2 mil milhões de dólares.
O Harmony API inclui o API Economy Journey Map (identificar oportunidades-chave e avaliar o seu estado de maturidade dos clientes IBM), agregação de capacidades de machine-learning (uso de tecnologia de procura inteligente de API por parte de programadores) e ainda uma parceria com a Linux Foundation (plataforma aberta para a criação, gestão e integração de API).
A IBM colabora ainda com o Banking Industry Architecture Network (BIAN) para criar padrões de TI para o setor da banca, bem como com a organização HL7 na criação de standards de API FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) para facilitar a troca de informações de saúde, procurando simplificar a sua implementação, sem descurar a integridade dos dados.

