O banco Santander Totta foi distinguido pelo projeto de transformação do processo tradicional de venda de contas de depósito à ordem, com a introdução de uma app mobile. Já a direção-geral do Orçamento foi premiada pelo business intelligence orçamental BIORC.
A eSPap (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública) desenvolveu um centro de excelência em Gestão de Portefólio e de Projetos orientado para a prestação de serviços partilhados de project management office (PMO). Por sua vez, a Fidelidade Companhia de Seguros foi premiada pela plataforma de suporte ao negócio e aos processos de trabalho de peritagens automóveis.
Segue-se a Galp Energia, elogiada pelo sistema de gestão de ativos na distribuição de gás natural; o grupo EFACEC classificado pelo Portal PMO para análise, monitorização e controlo de risco nas propostas comerciais e nos contratos; e também o Instituto de Informática que concebeu o Signal – Big Data para prevenção de fenómenos de fraude fiscal ou prestacional.
Por fim, foram consideradas tecnologias de inovação e impacto para os negócios e organizações nacionais o projeto IRA de analítica de negócio (IPO do Porto), o sistema de gestão territorial elaborado pela junta de freguesia da Estrela e, ainda, o projeto OK! Drive You da Via Directa.
O júri atribuiu ainda 5 menções honrosas ao ActivoBank (Paperless para otimização e desmaterialização do processo de abertura de conta), Agência para a Modernização Administrativa (Espaços Cidadão), Autoridade Tributária e Aduaneira (Medidas Simplex), Centro Hospitalar Cova da Beira (E-Patologia) e a Lusitânia Seguros (aplicação de agilidade comercial).