ILGA enche bancadas pride no Mundial

A segurança das pessoas LGBTQIA+ no Catar é a motivação da campanha promovida pela ILGA Portugal a propósito do Mundial de Futebol. Em parceria com a COMON e o Studio Nuts, a associação lança a iniciativa Pride Stands (bancadas pride, em português) para encher os estádios das cores do arco-iris.

A campanha envolve a comunidade gamer, tendo como embaixadora Raquel Martinho, bicampeã nacional de FIFA. A ideia passa por colocar streamers a jogar FIFA no Twitch, à boleia do espírito do Mundial de futebol masculino, mas em estádios nos quais as cores do arco-íris podem entrar.

Assim, foram desenvolvidas imagens de estádios virtuais repletos destas cores, as quais estão disponíveis para usar como background enquanto joga, bem como para qualquer pessoa que as queira utilizar em contexto de reuniões online.

Além de um protesto pelo tratamento dado à comunidade LGBTQIA+ no Catar, a ação Pride Stands pretende amplificar o trabalho da equipa Proud Maroons, que luta por um futebol mais inclusivo naquele país.

Justificando a iniciativa, a ILGA sustenta, em comunicado, que a discriminação e criminalização das pessoas LGBTQIA+ é uma realidade no Catar, que penaliza a homossexualidade e onde se multiplicam os relatos de ameaças a esta comunidade.

 ILGA enche bancadas pride no Mundial

briefing@briefing.pt

 

Terça-feira, 06 Dezembro 2022 10:09


PUB