O ponto de partida da agência foram as soluções de energia renovável, principalmente solar, que o grupo EDP desenvolve, no sentido de contribuir para a sustentabilidade de comunidades vulneráveis em países em desenvolvimento.
“O que fizemos foi colocar-nos na mesma situação das pessoas beneficiadas pelo projeto”, explica a diretora criativa executiva, Luciana Cani.
Nasceu assim “A Brochura feita completamente sem energia”, um trabalho experimental que correu ao longo de alguns meses, com a particularidade de ter sido completamente desenhada e impressa em larga escala por processos manuais, sem recurso a eletricidade. Até o making of foi registado por uma câmara lomográfica.
Daí que – conclui Luciana – este trabalho seja em si mesmo uma reflexão acerca dos milhões de pessoas que vivem sem qualquer acesso à energia – cerca de 1/5 da população mundial.

