Nos veículos de
passageiros, os 33.702 automóveis vendidos permitiram consolidar a
liderança entre os importadores, detida desde 2007, com um valor de 14,2
por cento, disse o presidente da SIVA, Fernando Monteiro.
Já o
volume de vendas no mercado dos ligeiros (categoria que inclui os
automóveis de passageiros e os comerciais ligeiros até 3,5 toneladas)
representou uma quota de 12,5 por cento em 2010, em linha com a de 2009,
mantendo-se a SIVA na segunda posição do “ranking” dos importadores de
veículos ligeiros.
Para 2011, o grupo SIVA espera que se registe
uma “significativa quebra” nas vendas de veículos ligeiros de
passageiros, estimando que se situem na ordem das 170 mil unidades,
apesar de advertirem para a “volatilidade” do mercado: As estimativas
“valem o que valem” num ano de “forte incerteza”.
As vendas
globais de ligeiros de passageiros em Portugal atingiram um pico em 2000
e 2001 fixando-se em 300 mil e 280 mil unidades, respetivamente, tendo
vindo a cair nos anos posteriores para se situarem nas 160 mil unidades
em 2009, número que voltou a crescer para os 223 mil no ano passado.
“Pensamos
decrescer menos nas vendas do que o mercado total, que deverá cair
entre 25 por cento no próximo ano, mas esperamos reforçar a nossa quota
de mercado nas diferentes marcas (Volkswagen, Audi, Bentley,
Lamborghini, Skoda)”, garantiu o responsável.
Nos veículos
comerciais, a quebra deverá situar-se entre os 24 a 25 por cento, disse
Fernando Monteiro, realçando também que “o mercado vai, todo ele, sofrer
em todos os segmentos, incluindo os automóveis. No fundo a quebra vai
ser transversal”, salientou.
As perspetivas para 2011 têm “o
chapéu das medidas de austeridade” e a quebra do consumo aponta para uma
evolução negativa do mercado, lembrou Fernando Monteiro, destacando que
em janeiro as vendas vão crescer, mas “o momento da verdade vai vir em
fevereiro e março”, com a diminuição significativa das compras.
Em
termos ambientais, referiu que o mercado em Portugal regista valores de
emissões de dióxido de carbono abaixo dos 130 gramas por quilómetro e
que as motorizações do grupo Volkswagen apresentam um valor da ordem das
124 gramas: “Estamos, por isso, a percorrer um caminho excecional”,
adiantou.
O grupo Volkswagen vai continuar a prosseguir em 2011 a
sua aposta na política ambiental, admitiu o gestor.
A SIVA integra
o conjunto de empresas que constituem o grupo SAG – Soluções Automóveis
Globais, liderado por Pereira Coutinho, sendo a distribuidora das
marcas do grupo Volkswagen para o mercado português (Volkswagen, Audi,
Bentley, Lamborghini e Skoda e a Volkswagen Veículos Comerciais).
JS
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Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim