Com uma diminuição das receitas de 14,8 por cento quando comparado com o mesmo período no ano anterior, a área de publishing foi a mais afectada nesta perda de receitas publicitárias. Nos primeiros noves meses do ano, a Impresa Publishing contou com uma receita em publicidade de 26,9 milhões de euros, cerca de menos cinco milhões relativamente ao período homólogo do ano anterior: 31,6 milhões de euros.
Também a estação televisiva da empresa, a SIC, sofreu uma quebra de cerca de 3,5 pontos percentuais nas receitas publicitárias, relativamente aos primeiros nove meses de 2010, passando dos 73,5 milhões de euros para os 70,9 milhões de euros no período homólogo do corrente ano. Mas as quebras acentuar-se-iam no último trimestre de 2011, revelando receitas publicitárias no valor de 19,5 milhões de euros, menos 5,9 pontos percentuais em comparação com os 20,7 milhões de euros registado no terceiro trimestre de 2010.
Deste modo, as receitas totais na área de televisão foram de 35,9 milhões de euros no terceiro trimestre de 2011, “representando uma descida homóloga de 1,7 por cento”, adianta o Jornal de Negócios. Esta “foi afectada pela quebra do mercado publicitário, que não foi compensada pela subida de receitas de subscrição dos canais temáticos e das receitas multimédia”, noticia o mesmo diário, citando o documento com os resultados do grupo Impresa.
Fonte: Jornal de Negócios