Com o mercado da imprensa a agravar-se particularmente no último trimestre, a Impresa viu-se forçada, aquando da preparação do orçamento de 2012, a tomar um conjunto de medidas, entre as quais consta as reorganizações e os ganhos de produtividade. Deste modo, “foi possível suprimir cerca de 20 postos de trabalho no último trimestre. São três jornalistas e pessoas de todas as áreas”, referiu José Carlos Lourenço ao Jornal de Negócios.
Como estratégia para o novo ano, a Impresa delineou três prioridades: o reforço no papel com o relançamento da revista do “Expresso”, que no próximo sábado vai voltar a ter o título de “Revista”, substituindo, assim, a “Única”; a aposta na área digital, que foi já reforçada com o acordo com o Sapo. Deste modo, os sites da Impresa Publishing vão passar a fazer parte da rede Sapo, o que implica que a empresa recorra às competências da área comercial e digital Sapo; e, por último, o desenvolvimento das marcas da Impresa no live media, quer seja nas conferências ou em eventos de entretenimento.
José Carlos Lourenço adiantou ainda ao Jornal de Negócios que dentro do portefólio de títulos da empresa vai haver uma nova revista, de luxo e lifestyle: a Stratosphere, que terá um preço de capa de dez euros. “Por outro lado, vamos concretizar um MBO (management buy out) no portal AEIOU”.
Depois de, recentemente, ter lançado um projeto em Angola, a Impresa Publishing espera, em 2012, evoluir para outros mercados de língua portuguesa.
Fonte: Jornal de Negócios