A apresentação do Logótipo decorreu no último dia da cimeira que se
realizou entre os dias 22 e 26 de Março, no Rio de Janeiro e que reuniu
mais de 22 mil participantes de todo o mundo.
O “World Urban Forum 5” representa um dos mais importantes fóruns de
debate e de análise das consequências da progressiva urbanização do planeta, bem como do seu impacto na vida dos cidadãos, na economia, nas
alterações climáticas e na sustentabilidade.
A World Urban Campaign foi lançada igualmente no último dia do Fórum,
onde foi apresentado o logótipo vencedor do concurso internacional,
seguido da sua explicitação pelo designer nacional João Borges, a quem
foi atribuído o primeiro prémio pelo responsável pela Veolia
Environment, patrocinadora do concurso.
O concurso para a escolha da identidade da campanha foi gerido pelo
Departamento de Design e Indústria da Universidade de São Francisco, e
contou com a participação de 201 designers/ateliers, provenientes de 51
países diferentes.
A World Urban Campaign foi criada com o objectivo de promover politicas e práticas para uma urbanização sustentável.
João Borges nasceu na cidade do Porto em 1965. Licenciado em Design de
Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1992) e Màster em
Disseny I Producció Gràfica pela Faculdade de Belas-Artes da
Universidade de Barcelona (2006) / parceria com a “Alquimia da Cor”;
artista plástico, investigador, conferencista em vários eventos; foi um
dos designers da Porto2001, Capital Europeia da Cultura; membro em
diversos júris em concursos na área do design gráfico, formador em duas
pós-graduações no Departamento de Museologia da Faculdade de letras do
Porto; desenvolve investigação na relação do Design expositivo e
museus; Director Artístico de inúmeras exposições, tem um atelier com o
nome Atelier de Design João Borges onde desenvolve, desde 1992, uma
vasta obra ideacional concebida para clientes institucionais, culturais
e editoras.
Em 2009 editou um projecto de fusão música-design, intitulado
“Cosmolodias”, em parceria com o compositor Mário Laginha, tendo sido
produzida uma exposição multimédia, um concerto (piano-computador) e um
Booklet que comporta um DVD com o projecto na forma de videogramas.
Entre outras associações nacionais e estrangeiras é membro do Type
Directors Club, de Nova York.
Fonte: BAN