“Este é um ano muito especial para a Chevrolet. Considero absolutamente fantástica a capacidade dos estudantes de pegarem no nosso briefing e transformá-lo em algo que é tão inspirador. A forma como captaram o sentimento do nosso 100º aniversário, a sua natureza festiva, a tradição e o património da marca, bem como o seu futuro, surpreenderam-me realmente”, afirmou o presidente da Chevrolet Europe, Wayne Brannon.
Os participantes da disciplina de modo tiveram como mote o ano de 1911, reinventando o estilo desse período pensando nos dias de hoje. O projecto vencedor coube a Lubica Mildeová da FA STU Bratislava, Eslováquia.
Em música, os estudantes tiveram de criar uma canção de aniversário original para a Chevrolet. A peça vencedora foi composta por um trio da IED Roma, em Itália.
Na área de fotografia, os alunos foram incumbidos de documentar os 100 anos de história numa única imagem. Quem melhor atingiu o objectivo proposto pela marca foi Juliana Křížová e Vlcek Jakub, da Univerzita Tomase Bati, da República Checa, que captaram o passado, o presente e o futuro numa bela imagem, de acordo com a apreciação dos jurados.
Os participantes na categoria vídeo foram desafiados a criar um convite atractivo para as celebrações dos 100 anos da Chevrolet. Este ano, o júri premiou dois trabalhos, uma vez que “os projectos eram tão diferentes que eram impossíveis de comparar. Sentimos que ambos eram muito bons, em estilos muito distintos”, explicou Samuel Prat, jurado de vídeo. O projecto realizado por cinco estudantes da Ecole Emile Cohl, em Lyon, França, respondeu ao briefing da Chevrolet e “jogou com a herança da marca de uma forma muito dinâmica e cativante”: uma viagem no tempo, de ida e volta, até à lua em animação. O outro vídeo classificado em primeiro lugar foi apresentado por uma equipa de três estudantes da AA & FUD RF UJEP, da República Checa, que criaram um trabalho baseado no valor universal da amizade entre os jovens e a experiência de uma viagem de automóvel pela natureza.
O desafio de conceber um cartaz comemorativo na disciplina de artes visuais foi conseguido de forma vencedora por Sofia Stergiopoulou, da OMIRAS, na Grécia. A vencedora combinou desenhos de esboços dos projectos dos automóveis icónicos da Chevrolet com uma mensagem clara para o aniversário, fazendo uma interpretação moderna de uma marca que representa 100 anos de design e inovação. O terceiro lugar em Artes Visuais foi arrecadado por Ana Raminhos e José Barreiro. Os dois estudantes portugueses, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, representaram a passagem do tempo através de uma ampulheta onde se passa do primeiro Chevrolet até à expressão máxima da inovação, como é o Chevrolet Volt. Neste poster pode ler-se que “It’s always time for a (r)evolution”.
Todos os vencedores europeus receberam um prémio pecuniário. Além disso, vão ter oportunidade de participar numa experiência exclusiva, trabalhando, neste verão, nos bastidores com artistas notáveis/peritos, como um projecto de vídeo com Samuel Prat no Off-Courts Film Festival, em Trouville, França; acompanhamento de um fotógrafo numa das próximas sessões de fotos da Chevrolet; e visita ao estúdio de design e consultoria criativa “It’s nice that”, do jurado Will Hudson, em Londres.
Todos os vencedores europeus do Young Creative Chevrolet 2011 serão homenageados numa gala de entrega de prémios, a realizar em Londres, em Outono.
Veja aqui os projectos vencedores.
Fonte: Chevrolet