“Juntos, criamos o futuro”

“Juntos, criamos o futuro”
A Media Capital lança domingo à noite a sua primeira campanha de comunicação institucional, destinada a mostrar ao mercado – consumidores de media, clientes e investidores – a força de um grupo que foi crescendo ao longo dos anos sem que houvesse a perceção externa, e até interna, de que as diversas empresas que o compõem fazem parte de um mesmo todo.

A explicação foi dada hoje pela coordenadora da comunicação institucional da Media Capital, Helena Forjaz. A campanha acontece 20 anos depois de o grupo ter dado os primeiros passos, com o semanário O Independente, entretanto extinto. Em 1997, é incorporada a Rádio Comercial e em 1999 adquirida uma participação na TVI. Entre 2000 e 2003 dá-se a aquisição da Outdoor, mais tarde alienada, e da IOL. A entrada na produção verifica-se em 2002 com a compra de uma participação na então NBP. Um ano depois são compradas a Castello Lopes e a Farol. Este crescimento culmina com a entrada em Bolsa em 2004, sendo que no ano seguinte a Prisa entra no capital do grupo, que assume totalmente em 2007. Finalmente, em 2008 consolida-se a Plural Entertainment.

São degraus de um percurso que, segundo Helena Forjaz, não é muito visível para o mercado. É – disse, citando João Gabriel que, através da empresa T1, gere a comunicação do grupo – como se a Media Capital fosse um palácio e as pessoas só conhecessem duas ou três assoalhadas.

O grupo foi crescendo aos poucos, incorporando empresas com identidades distintas, que agora vão ser colocadas debaixo de um conceito umbrella, desenvolvido pela Moon, a agência vencedora da consulta ao mercado desencadeada pela Media Capital. “Juntos, criamos futuro” é o conceito final.

Foi – disse Tiago Rebelo, fundador da agência, ao apresentar o projeto – um desafio enorme, porquanto era preciso criar um conceito que unisse as diferentes áreas de negócio do grupo, refletindo “uma posição inequívoca de força sem ser ostensivo”. Tinha, além disso, de ser um conceito transversal, que atingisse os interesses de todos os targets e que fosse materializável na comunicação das diferentes empresas.

Tendo em conta – sustentou – que o grupo Media Capital assume um papel de inovação e liderança criativa, a agência chegou à conclusão de que “a melhor forma de fazer o futuro é criá-lo”. E foi daqui que partiu para o claim “Juntos, criamos o futuro”. Este conceito será incorporado na identidade das diferentes marcas do grupo – na TVI será “Juntos, criamos a sua televisão”, na Rádio Comercial “Juntos, criamos a sua rádio”, na MC Digital “Juntos, criamos o seu mundo”.

A nova identidade da Media Capital está – adiantou Helena Forjaz – em consonância com a própria Prisa, cujo mote é “O futuro está aqui”.
Sobre o retorno desta primeira campanha institucional, João Gabriel sublinhou que não é esperado um retorno economicista puro e duro, na medida em que o objetivo é mostrar ao mercado a força, a diversidade, a complementaridade e a versatilidade do grupo. Para todos os efeitos – reforçou Helena Forjaz – é diferente pertencer a um grupo do que ser uma empresa individual.

A campanha vai para o ar domingo à noite, a seguir aos comentários de Marcelo Rebelo Sousa no Jornal da Noite. Será corporizada através de um filme concebido e realizado pela direção criativa da TVI, liderada por Filipe Terruta.

Fátima de Sousa
Fonte: Briefing

Sexta-feira, 01 Junho 2012 12:02


PUB