A carta foi escrita em inglês e é assinada pelo próprio Andy Brown, o presidente da Kantar Media, empresa multinacional proprietária da Marktest Audimetria e fornecedora dos audímetros que esta utiliza no nosso País.
Na correspondência, a Kantar oferece-se para montar um novo sistema de medição das audiências da oferta de TV em Portugal, admitindo que o sistema atual da Marktest está aquém dos padrões de qualidade exigíveis devido ao “rápido progresso de terminação analógica”, podendo prejudicar a própria reputação da empresa.
Apesar desta constatação, um dos operadores de TV – a TVI – publicou, no início desta semana, um comunicado invocando os dados do sistema de audimetria Kantar Marktest para assinalar as performances de um seu novo programa.
Na mesma carta, a Kantar propõe-se criar um novo sistema de medição de audiências sob a condição de as operadoras de TV lhe garantirem “um contrato inicial de 2 anos”. Neste momento, depois de concurso lançado no ano passado, as operadoras de TV já financiam o sistema da GFK.
No entanto, acrescenta Andy Brown, se a CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios decidir manter o sistema fornecido pela GFK, a Kantar Marktest “fechará o seu serviço de audimetria no curto prazo”.
“Operamos estes serviços em muitos países e sabemos quão prejudicial para a credibilidade da indústria da TV é a manutenção da “escolha” entre audimetrias e não pretendemos criar situação idêntica em Portugal”, frisa.
A CAEM tem uma reunião marcada para quarta-feira e da mesma deverá resultar um compasso de espera até conclusão da auditoria pedida pelo operador público RTP, numa iniciativa que foi publicamente apoiada, na semana passada, pela TVI.
Fonte: Briefing