KINESSO. Para conhecer o negócio das marcas

Foca-se em performance marketing e é a nova unidade de negócio da IPG Mediabrands. O Managing Director, André Louraço, explica o racional da KINESSO.

KINESSO. Para conhecer o negócio das marcas

A IPG Mediabrands acaba de anunciar o lançamento da KINESSO a nível global. Trata-se de uma unidade de negócio focada em performance marketing, assente em tecnologia proprietária e inovadora, com a missão de entregar resultados e inteligência que permita às marcas continuar a avançar naquilo que é o seu conhecimento do seu negócio e que iniciativas de marketing digital mais o influenciam positivamente.

A KINESSO surge da fusão das duas unidades da IPG Mediabrands relacionadas com consultadoria e ativação de e-commerce e marketing digital (Reprise & Matterkind), concertando, assim, todas estas valências com competências adicionais reforçadas de analytics, data & tech.

O principal propósito da KINESSO, à imagem do que já eram os propósitos da Reprise e Matterkind, continua a ser a de uma evolução contínua nos serviços digitais que a INITIATIVE e a UM prestam aos seus clientes, assim como aos clientes diretos da Reprise, que passa agora por um rebranding.

“O mote deste movimento de integração está relacionado com o facto de, a nível mundial, se prever que até 2025 o ecossistema de media terá uma transformação profunda e irreversível, assente em três grandes acontecimentos a nível mundial”, explica o Managing Director da KINESSO, André Louraço. São eles: todos os serviços de compra e otimização de media serão maioritariamente impactados com cada vez mais automação, influência de inteligência artificial para otimização de todas as campanhas, revolucionando a forma como as mensagens publicitárias não só são criadas como distribuídas e impactaram os consumidores; também se estimar o incrível peso de 90% de todos os conteúdos digitais virem a ser gerados de fontes relacionadas com inteligência artificial, redefinindo as fronteiras da criatividade e disseminação de informação; e, por último, a transformação brutal que a área de E-Retail media já está a ter, a aceleração rápida no share de budgets digitais a nível mundial a que estamos a assistir e se prever que será até 2025 o quarto maior media channel global.

Em conjunto, estes acontecimentos representam, entende, uma mudança “muito substancial” na indústria relativamente a cada vez maior adoção de automação, conteúdos gerados com inteligência artificial e a preponderância que os parceiros e iniciativas de e-retail media vão ter na forma de trabalhar, na atenção das marcas e no dia a dia dos departamentos de marketing e de vendas.

“KINESSO, por definição, significa movimento e mudança, e é isso que o grupo IPG Mediabrands se propõe a trazer para vanguarda da nossa indústria e de todos os clientes da INITIATIVE, UM e da própria KINESSO”, comenta. 

A missão – diz – continua a ser a de ajudar os clientes a vencer e garantir que essas vitórias se destaquem cada vez mais. “A KINESSO constituirá o sistema operacional mais eficiente e poderoso do mercado, alimentado por uma infraestrutura que permite que todas as nossas agências funcionem com agilidade e consistência, suportadas também com capacidades globais implementadas localmente”, afirma.

No curto prazo, os objetivos da KINESSO são de garantia da proposta de valor de integração das competências digitais para a INITIATIVE E UM, seguindo-se um período mais efetivo onde vai ser transversalizada a evolução de uma visão assente na otimização canal a canal por especialidade digital, “promovendo a eficiência individual de cada uma das iniciativas”, para uma visão cada vez mais integrada do todo onde, cliente a cliente, conseguem perceber de que forma as iniciativas impactam as journeys de consumidor, modelos de atribuição e media mix modelling, suportados pela equipa de Marketing Sciences da IPG Mediabrands. “Em suma, acelerar a evolução de best practice de canal digital para best practice de cliente”, nota.

“A KINESSO possui uma oferta bastante alargada de serviços inovadores relacionados com performance marketing, data & tech, garantindo às agências do grupo capacidades nestas áreas muito avançadas, alicerçadas naquilo que são os motores de busca do futuro, inteligência de plataforma para ativação de media e inclusivamente na definição de audiências e planeamento das suas journeys de decisão”. Acredita, porém, que a proposta de valor de integração das várias valências das agências do grupo, a visão “única” e orquestração das várias especialidades, “é o que tem trazido mais sucesso” aos clientes. “Será agilizando cada vez mais esta visão que podemos ainda colher mais proveitos”, sustenta. 

A KINESSO propõe-se, assim, ser um “motor” de planeamento e otimização total, alicerçada em estratégias data driven para social media, search, e-retail media & programmatic advertising, sempre com o foco na aceleração do crescimento de e-commerce e com uma especial atenção para o suporte à internacionalização e serviços de exportação de marcas nacionais, como tem sido o histórico do trabalho desenvolvido em Portugal já há alguns anos.

Quinta-feira, 09 Novembro 2023 12:44


PUB