O videoclipe é apresentado como um marco para a música e para a realização portuguesas e Augusto Fraga explica o por quê: “Tentámos criar uma peça dinâmica que, mesmo com um orçamento pequeno, tivesse uma personalidade visual própria e um acabamento impecável. Filmámos com os melhores e fizemos vários planos ‘impossíveis’, onde a câmara passa por sítios improváveis e se move de uma forma difícil de entender sem ver o making of. Apesar de grande parte dos efeitos especiais serem feitos em câmara, incluindo explosões, saltos, rigs e duplos de ação, a pós-produção ajudou-nos a criar um universo próprio muito especial. Da mesma forma que sinto inovação na música do Branko, tentei que as imagens fossem especiais, nessa dinâmica entre o humano e o tecnológico”.
Na visão de Branko, este projeto surge num “momento especial” em que a música e a imagem estão a chegar a “lugares inimagináveis”, de forma democrática.
“É, ao mesmo tempo, um filme, um videoclipe, uma música e uma banda sonora e algures, no meio de todos estes elementos, encontrou-se a fórmula certa para uma obra que se pretende acima de tudo que seja inovadora e que consiga quebrar barreiras e redimensionar a ideia de entretenimento em Portugal e o seu impacto no mundo”, destaca.
Sobre as filmagens, que decorreram na Lisnave e na Praia do Segundo Torrão, o realizador da Krypton realça que exigiram um “grande esforço físico” de toda a equipa, tendo trabalhado em “condições duras e durante muitas horas”, sobretudo, a equipa de câmara, que esteve envolvida em planos difíceis e fisicamente muito exigentes. Exemplo disso é o plano em que o protagonista, o ator Rafael Morais, se atira por uma janela. Já na pós-produção, Augusto Fraga salienta que a equipa da Musgo Studio conseguiu o impossível, pois “partindo de apenas um tiro real, o que atinge o Rafael Morais no ombro, criaram centenas de disparos e impactos de balas, todos gerados por computador”.
A ideia inicial para o videoclipe e o resultado após a gravação do mesmo criaram em Branko um sentimento de que seria necessário renovar a música e aproximá-la um pouco mais do diálogo central do filme.
“Quanto mais sabia sobre o vídeo mais isto se tornava uma realidade, até que decidi fazer o convite ao ProfJam, um artista que admiro muito pela música, mas também pela forma como trabalha todo o lado conceptual da sua carreira, que me parecia essencial para um projeto já tão desenvolvido como este”, afirma.
Este lado português é, para Branko, “a peça do puzzle que veio aprofundar ainda mais a ligação de todos os elementos presentes no filme”.
Uma opinião partilhada por Augusto Fraga, que foi surpreendido, de forma positiva, pela nova versão do tema, pois, faltava-lhe esse “lado português”, e pelos produtores de Los Angeles, a quem a mostrou: “Todos adoram essa parte, porque é mesmo nosso”, revela.
Mas, afinal, os videoclipes são um “extra” ou parte integrante de uma música? Branko responde: “Cada qual tem a sua visão sobre isto e, pessoalmente, não sinto que nenhuma esteja certa ou errada. Para mim, acho que depende muito da canção, se tem um universo mais ou menos cinematográfico e, ao mesmo tempo, se existe ou não a ideia visual certa para acompanhar o tema. Em determinados momentos, achei melhor deixar outras canções falarem mais alto e tentar desenvolver um universo visual menos marcante e noutros momentos”. No caso do vídeo para “Hear From You”, considerou essencial que “a imagem e a música estivessem de mãos dadas em termos de impacto”.
Do lado da Krypton, comummente associada a publicidade, Augusto Fraga faz a distinção entre estes dois universos: “Um videoclipe é liberdade. A publicidade é perfeição”.
No futuro, a produtora nacional pretende fazer mais videoclipes, mas, diz o realizador, “tem de ser, obviamente, o projeto certo e a música certa”, até porque, há muitos anos que a Krypton produz este tipo de conteúdos, como forma de experimentação e lançamentos de novas técnicas e novos talentos. “Acreditamos que é um formato muito interessante para experimentar ideias, estilos e equipas”, conclui.
Video: Directed by Augusto de Fraga
Produced by Krypton Films With Rafael Morais
Cinematography: André Szankowski , AFC , AIP
Production Design: Carlos “Fofi” Cipriano
Editor: Marcos Castiel
Visual Effects by Musgo Studio
Sound design by Henrique Lima
Executive Producer: Alexandra Ribeiro
Costume Design: Sara Soares
Casting Director: Eva Queiroz de Matos Post
Production Coordinator: Neia Oliveira
First Assistant Director: Sergio Matos
Head of Production: Gil Andrade
mcarneiro@newsengage.pt