Ler a Mente no iPad

Vasco Colombo e Raquel Porto são os +2 designers e acabam de abraçar um novo projeto: a revista Mente. Em exclusivo no iPad, no entendimento de que há um caminho a explorar nas publicações para tablets.

Ao Briefing, Vasco Colombo diz que os grupos de comunicação têm descurado este suporte, que usam “como mero veículo para os conteúdos das suas edições papel”.

Os +2 designers entendem ainda que há gente, ideias e lugares cujas histórias podem ser valorizadas se contas de uma forma diferente. E é o que se propõem fazer através da criação de novas linguagens, o que passa pela conceção diferente das matérias, pela escolha dos meios mais adequados, pelo tipo de alinhamento, pelo ritmo e equilíbrio de toda a publicação.

Explica Vasco Colombo que “há um processo de desenvolvimento e experimentação apenas possível numa publicação desta natureza, sem os constrangimentos normais dos projetos para clientes”.

Ressalva, contudo, que não possuem respostas definitivas para estas questões, nem o pretendem: “A motivação está no processo de descoberta que pelo caminho vai produzindo resultados de que apenas uma parte, neste momento, é visível no número zero da Mente”.

Ler a Mente é gratuito: em inglês, é um exclusivo para iPad. Trimestral, destina-se a um público sem área geográfica definida, culturalmente interessado e que, como Vasco e Raquel, quer encontrar nos tablets publicações que proporcionem uma experiência diferente e interessante tirando partido do potencial multimédia do suporte.

O número de lançamento, essencialmente dedicado a criadores de diversas áreas — da moda à literatura, da música ao design da ilustração à dança — apresenta entrevistas com o designer gráfico David Carson, com o escritor, músico e ilustrador Afonso Cruz e com o percussionista, produtor e DJ Jerry the Cat, bem como perfis da dupla de cinema Paula Garcia e da bailarina clássica Filipa de Castro, produções dos estilistas Storytailors e Dino Alves.

É o mais recente projeto do atelier de Vasco Colombo e Raquel Porto, que já assinam a UP, revista de bordo da TAP, o redesign do Semanário Económico, a revista Estratégia e o jornal Expansão (ambos de Angola). Antes da Mente, do +2 designers saiu a revista NAU XXI, para a qual fizeram o projeto gráfico, criação de equipas e coordenação geral de produção.

 Ler a Mente no iPad

fs@briefing.pt

Quinta-feira, 30 Janeiro 2014 10:36


PUB