Ao Briefing, Vasco Colombo diz que os grupos de comunicação têm descurado este suporte, que usam “como mero veículo para os conteúdos das suas edições papel”.
Os +2 designers entendem ainda que há gente, ideias e lugares cujas histórias podem ser valorizadas se contas de uma forma diferente. E é o que se propõem fazer através da criação de novas linguagens, o que passa pela conceção diferente das matérias, pela escolha dos meios mais adequados, pelo tipo de alinhamento, pelo ritmo e equilíbrio de toda a publicação.
Explica Vasco Colombo que “há um processo de desenvolvimento e experimentação apenas possível numa publicação desta natureza, sem os constrangimentos normais dos projetos para clientes”.
Ressalva, contudo, que não possuem respostas definitivas para estas questões, nem o pretendem: “A motivação está no processo de descoberta que pelo caminho vai produzindo resultados de que apenas uma parte, neste momento, é visível no número zero da Mente”.
Ler a Mente é gratuito: em inglês, é um exclusivo para iPad. Trimestral, destina-se a um público sem área geográfica definida, culturalmente interessado e que, como Vasco e Raquel, quer encontrar nos tablets publicações que proporcionem uma experiência diferente e interessante tirando partido do potencial multimédia do suporte.
O número de lançamento, essencialmente dedicado a criadores de diversas áreas — da moda à literatura, da música ao design da ilustração à dança — apresenta entrevistas com o designer gráfico David Carson, com o escritor, músico e ilustrador Afonso Cruz e com o percussionista, produtor e DJ Jerry the Cat, bem como perfis da dupla de cinema Paula Garcia e da bailarina clássica Filipa de Castro, produções dos estilistas Storytailors e Dino Alves.
É o mais recente projeto do atelier de Vasco Colombo e Raquel Porto, que já assinam a UP, revista de bordo da TAP, o redesign do Semanário Económico, a revista Estratégia e o jornal Expansão (ambos de Angola). Antes da Mente, do +2 designers saiu a revista NAU XXI, para a qual fizeram o projeto gráfico, criação de equipas e coordenação geral de produção.