Longines perpetua o São Carlos em edição especial

A fachada do Teatro Nacional de São Carlos está, a partir de agora, imortalizada na caixa de 100 relógios Longines, numa edição especial e numerada da marca que visa assinalar os 230 anos deste edifício emblemático de Lisboa.

Longines perpetua o São Carlos em edição especial

Falando com a Briefing, a diretora de Marketing da Tempus (que representa a Longines no mercado nacional), Ana Paula Pereira, enquadrou esta edição especial com uma tradição da marca de revisitar a história, trazendo-a para a atualidade. É assim globalmente e é assim também em Portugal. Já aconteceu com o 80.º aniversário do navio-escola Sagres (2017) e e já acontecera antes com os 100 anos da implantação da República (2010). Neste último caso, a Longines levou à Suíça, para observação pela casa-mãe, o relógio de bolso de Mendes Cabeçadas, o herói do golpe de 28 de maio, relógio esse que é a primeira peça da exposição permanente do Museu da Presidência da República.

“Fazemos estas edições especiais sempre que há algo do nosso património a destacar”, comenta, a propósito, a porta-voz da marca, adiantando que, estando o São Carlos a comemorar 230 anos e prestes a entrar em obras de renovação, esta era a altura ideal para o homenagear.

São 100 peças e não 230, por se entender que este número “tiraria um pouco a exclusividade” da coleção. O facto de serem 100 “não deixa muitos colecionadores de fora, ao mesmo tempo que cria um nicho de interesse” pelo relógio.  Ana Paula Pereira nota que estas edições especiais numeradas esgotam, por existir em Portugal uma tradição assinalável de colecionismo e um gosto particular pela relojoaria.

Quanto a este modelo, mantém linhas clássicas, com apontamentos de dourado, refletindo o espírito do São Carlos, uma casa de arte e, mais especificamente, palco de ópera e da música coral e sinfónica.

Esta edição comemorativa integra a Longines Flagship Heritage, resultando de uma parceria com a OPART, empresa que gere o teatro e que cedeu os direitos de imagem da fachada do monumento.

Fátima de Sousa 

 

Terça-feira, 17 Outubro 2023 11:46


PUB