Deste modo, a Rádio Europa Lisboa passa a ser a nova Nostalgia, um franchising da rádio francesa Nostalgie, do grupo Energie (NRJ), com um público-alvo entre os 35 e os 55 anos, de classe A e B, focada em oldies nacionais e internacionais.
O conselho da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) aprovou o projecto para a nova rádio na passada segunda-feira, prevendo que esta seja uma rádio temática musical que deverá manter os mesmos recursos técnicos e humanos afectos à Sociedade Franco Portuguesa.
A nova Nostalgia tem arranque previsto para depois do verão e, segundo fontes próximas do Diário Económico, será uma versão melhorada e actualizada, embora muito parecida à versão original. Uma vez que se trata de um franchising, será também muito semelhante ao registo que está disponível em vários países da Europa.
Depois de um estudo de mercado ter revelado o interesse do público português no retorno da rádio que, em 1996, substituiu a Correio da Manhã Rádio, a Nostalgia regressa com novos planos, marcando presença na internet, assim como em Web-radios temáticas e incluirá passatempos, onde os ouvintes poderão fazer viagens a Paris ou outros destinos.
Recorde-se que nos anos 90 a Nostalgia foi vendida ao grupo do jornal “O Independente”, mas em 2003, a Media Capital transforma-a no Rádio Clube Português (RCP) que, apesar de pouco ter mudado a rádio, adaptou a sua imagem ao antigo RCP, fundado em 1930.
A 12 de Julho de 2010 a então Rádio Clube cessa emissões devido a maus resultados financeiros e uma economia desafiante. Ainda no mesmo ano, Emídio Rangel mostra interesse em comprar a Rádio Europa Lisboa, mas o projecto acabaria por nunca ser levado avante.
O projecto de Luis Montez para a nova Nostalgia foi trabalhado em duas fases junto do regulador. Na semana passada, a ERC tinha já autorizado a passagem de 100 por cento do capital social da Rádio Europa Lisboa para a empresa Música no Coração, dando luz verde na passada segunda-feira para a mudança do projecto que emitirá apenas em Lisboa, na fase inicial.
Fonte: Diário Económica