Luis Simoes lidera a NielsenIQ em Portugal e Espanha

Luis Simoes é agora o novo diretor-geral para a Ibéria da NielsenIQ (NIQ), onde vai supervisionar e expandir o negócio da empresa em Espanha e Portugal. “Estou muito entusiasmado e orgulhoso por me juntar à NIQ e ajudar as empresas a desbloquearem o poder da tomada de decisões baseadas em dados”, afirma o responsável.

Luis Simoes lidera NielsenIQ em Espanha e Portugal

Luis iniciou a sua carreira na NIQ em França e traz mais de 25 anos de experiência no setor de serviços de dados e informação. Ao longo da sua carreira, ocupou posições de liderança na Europa, América Latina, Ásia e EUA. Antes de regressar à NIQ em setembro de 2024 como CPS Strategic Projects and Iberia Lead, Luis desempenhou um papel crucial na configuração da indústria global de painéis de consumidores como diretor de Estratégia Global na Kantar Worldpanel, onde liderou a aquisição da Numerator.

Além da sua liderança corporativa, Luis Simoes é um investidor “business angel”, apoiando startups como a STEAM Academy, que oferece programas extracurriculares para crianças, e a World Data Lab, uma empresa especializada em previsões demográficas e de consumo em mais de 100 países.

A presidente da NIQ para a Europa Ocidental, Emilie Darolles, assume que o novo responsável tem uma vasta experiência no setor em todos os continentes, trazendo um conhecimento profundo das necessidades do negócio e da importância que a informação sobre distribuição — física e online — e sobre o consumidor têm no mercado atual.

Por seu lado, Luis Simoes diz que a capacidade única da NIQ de integrar de forma “perfeita” os dados dos painéis de consumidores e dos retalhistas proporciona uma visão “incomparável”, que reduz a distância entre as ações na loja e o que acaba no cesto de compras. Isto permite às marcas e aos retalhistas compreender verdadeiramente o comportamento do consumidor e aproveitar as oportunidades de crescimento.

O profissional sucede a Patricia Daimiel, que liderou a empresa nos últimos cinco anos e que agora assume um cargo de liderança global na recém-criada organização de Strategic Insights & Analytics, que reúne Advanced Analytics, BASES e Consumer & Marketing Insights, com o objetivo de ajudar os clientes da NIQ a tomarem decisões informadas e baseadas nos melhores dados.

João Bernardo

Sexta-feira, 07 Março 2025 12:28


PUB