O estudo, agora divulgado, envolveu a realização de um breve inquérito a mais de 700 profissionais de marketing online de 10 países (Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Escandinávia e Suíça).
E a primeira conclusão é a de que o email marketing é um fator-chave para os marketeers online, com 69,24 por cento dos inquiridos a acreditar que a sua importância cresceu nos últimos dois anos. Para 20,08 por cento, a importância manteve-se, mas 5,34 por cento respondeu que terá perdido peso face a outras ferramentas.
Apesar da importância atribuída a esta ferramenta de marketing, apenas 10.38 por cento dos inquiridos afirmou que está a aproveitar todo o potencial da informação que possui sobre os seus clientes. No entanto, 45,86 por cento reconheceu que podia melhorar.
Importante para os online marketeers é a segmentação e personalização das campanhas de email: esta foi a resposta da esmagadora maioria dos inquiridos – mais de 96 por cento. E apenas 0,7 por cento não acredita na relevância deste fator no sucesso das campanhas.
E estarão os profissionais de marketing satisfeitos com a sua capacidade atual de segmentar e personalizar campanhas? Estão: entre satisfeitos e muito satisfeitos foi o que responderam mais de metade dos inquiridos pela Emailvision. Já 14,71 por cento afirmou o contrário.
Mas o mais decisivo para o sucesso de uma campanha é, segundo 58,22 por cento das opiniões recolhidas, uma elevada taxa de click-through, seguida de uma elevada taxa de abertura (23.96 por cento). Apenas um reduzido número acredita que baixas taxas de subscrições anuladas (3.74 por cento) e resposta instantânea (11.14 por cento) são determinantes.
Fonte: Emailvision