De acordo com a publicação “Global Ad Trends”, da Warc Data, que engloba dados de 96 mercados, o mercado publicitário norte americano vale cerca de 200 mil milhões de dólares. No ano passado, cresceu 3,3% e para este ano é esperado um crescimento de 5%, pelo que, em 2018, passará a representar 36,6% do investimento em publicidade a nível global.
O mercado na Europa de Leste foi o que mais cresceu no ano passado (14,6%), atingindo 21 mil milhões de dólares. No presente ano, as projeções da Warc apontam para uma subida de 8,5%. O segundo maior volume publicitário em 2017 foi registado na região da Ásia-Pacífico (163 mil milhões de dólares), seguida da Europa Ocidental (110 mil milhões) e da América Latina (31 mil milhões).
Na Europa Ocidental, os maiores mercado estão no Reino Unido (25,6 mil milhões de dólares), Alemanha (22,4 mil milhões) e França (14,1 mil milhões). Os dois primeiros tiveram subidas de 0,7% e 0,1% no ano passado, face a 2016, respetivamente, mas a França registou uma quebra de 1,3%. A nível global, estes três países ocupam as posições 4, 5 e 6, ultrapassados pelo Japão (38 mil milhões de dólares), China (66,7 mil milhões) e EUA (188,6 mil milhões).
briefing@briefing.pt