Sabia que foi a Miele a lançar a primeira gaveta para talheres das máquinas de lavar louça ou o tambor de favos de mel nas máquinas de lavar roupa? Estes são alguns dos exemplos de inovações criadas pela marca alemã que são hoje comuns. A inovação é, aliás, a par da qualidade e da durabilidade, focos da insígnia de eletrodomésticos premium, que cumpre o 125.º aniversário este ano. Uma filosofia que, garante a PR & Communications Manager em Portugal, Ana Ferreira, está encapsulada no lema “Immer Besser” (Sempre Melhor). “Este compromisso constante com a melhoria e a excelência tem sido um pilar central desde a sua fundação”, diz. Uma aposta evidente na promessa de que os seus produtos são testados para uma vida útil de 20 anos, característica que a porta-voz indica como distintiva. “Além disso, a Miele sempre focou na inovação, desenvolvendo soluções que facilitam a vida do consumidor e oferecem benefícios claros, como eficiência energética, desempenho superior e design intuitivo. Esse foco na qualidade e na inovação tem sido uma linha transversal que acompanha a empresa desde a sua fundação”, observa sobre a marca que tem filial em Portugal desde 1970. Esta data marcou um ponto de inflexão, após um período em que estava presente na nossa geografia apenas através de importadores que comercializavam os produtos. A Miele estabeleceu, então, uma presença mais “robusta e sustentada” no mercado português, passando a oferecer um serviço “mais completo e direto”, incluindo a representação das várias áreas de negócio: eletrodomésticos, serviço técnico e equipamentos profissionais.
Desde então, a marca – declara – tem crescido “consideravelmente” em Portugal, “conquistando a confiança dos consumidores através da qualidade dos seus produtos e da excelência no serviço”. Para se afirmar como uma das marcas premium de eletrodomésticos “mais relevantes” no País, a empresa implementou um conjunto de inovações e adaptações ao mercado local, consolidando, assim, a sua posição no segmento.
Na senda da inovação, a insígnia tenta também incorporar o valor da sustentabilidade. “A empresa procura constantemente lançar soluções que proporcionem aos clientes o melhor resultado, com o menor impacto ambiental e o maior conforto de utilização”, afirma Ana Ferreira. Defende o pioneirismo da marca na introdução de funcionalidades inteligentes nos seus eletrodomésticos, utilizando inteligência artificial para melhorar a eficiência e a experiência de utilização. Além disso, “investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para se manter na vanguarda da tecnologia e das tendências do mercado”.
Com o objetivo de tornar a Miele na marca mais desejada do segmento de eletrodomésticos em Portugal, tem apostado em estudos que identificam onde está o potencial de crescimento e como melhor interagir com potenciais clientes e fãs. “A estratégia ‘Hot Spot’ foca em áreas com maior potencial de crescimento, promovendo a presença através de comunicação, eventos, ativação da marca e abertura de lojas próprias”, conta, adiantando que este enfoque permite à insígnia estar mais próxima dos consumidores e responder “de forma mais eficaz” às suas necessidades e expectativas.
“Inovar numa marca com 125 anos apresenta o desafio de surpreender continuamente os consumidores, cujas expectativas são altas”, observa. As tendências mundiais têm uma grande influência e o mercado está em constante evolução, o que – considera – torna o impacto das inovações um desafio. Entende, porém, que a Miele tem conseguido lançar eletrodomésticos “inovadores, conectados e inteligentes, que mantêm a marca relevante e atrativa”. Este ano, por exemplo, foram lançados equipamentos de cozinha em preto obsidiana mate, que corresponde a uma forte tendência de decoração. Também os aspiradores Duoflex HX1 surgiram em várias cores e com um modelo “leve e prático”, para responder às necessidades dos consumidores mais jovens.
“Além disso, temos melhorado constantemente a eficiência energética dos nossos equipamentos, o que tem sido uma exigência cada vez maior dos clientes em geral, em particular do tipo de cliente exigente Miele”, prossegue.
Ambição para o futuro é seguir um caminho de crescimento contínuo e de proximidade com o consumidor. “Através da estratégia de “Hot Spot”, a Miele pretende aumentar o desejo pela marca, expandindo a sua presença em áreas com alto potencial de crescimento”, diz, acrescentando que a empresa continuará a investir em inovação e em melhorar a experiência do cliente, “consolidando a sua posição como líder no setor de eletrodomésticos premium”.
Mercado sólido
Portugal é um mercado importante para a Miele, tanto em termos de vendas quanto de posicionamento estratégico, assegura a PR & Communications Manager em território luso. Ana Ferreira justifica com a trajetória “sólida” da marca no País e com um aumento “constante” nas vendas. “Este crescimento contínuo demonstra a relevância do mercado português para a Miele e a aceitação dos seus produtos pelos consumidores locais”, diz, sustentando que em termos estratégicos, Portugal é visto como um mercado com potencial para expandir ainda mais a presença da marca.
Mas há particularidades próprias dos consumidores nacionais? A porta-voz confirma e garante que influenciam a forma como interagem com a marca. “Culturalmente, os portugueses têm uma forte afinidade com a culinária, o que se reflete na procura por equipamentos de cozinha de alta qualidade”, nota, observando que a Miele adapta a sua oferta para corresponder a estas necessidades, “oferecendo equipamentos que combinam a tradição culinária portuguesa com inovações modernas”. Acresce ainda a valorização da durabilidade dos produtos, da eficiência energética e da sustentabilidade. Caraterísticas, que – diz – são intrínsecas aos eletrodomésticos da insígnia.
Sofia Dutra