A Missão Continente, a plataforma de responsabilidade social do Continente, apoia há mais de 20 anos causas nas áreas da alimentação, sustentabilidade e proteção de pessoas e animais. Promove programas de combate ao desperdício, projetos educativos, como a Escola Missão Continente, e iniciativas como os Sacos Solidários e a angariação de Natal, que mobilizam clientes e fortalecem a ligação emocional com a marca. Um compromisso que, diz a diretora de Brand Responsibility, Nádia Reis, responde às exigências crescentes dos consumidores e reforça a credibilidade da insígnia.
A responsabilidade social do Continente é assegurada pela Missão Continente, uma plataforma que atua, há mais de 20 anos, nas áreas da alimentação, pessoas e planeta, “comprometida em criar impacto positivo nas comunidades”. Promover a sustentabilidade, combatendo o desperdício e advogar estilos de vida mais saudáveis, assim como proteger as pessoas e animais em situações de risco, estão entre os grandes objetivos orientadores da ação da Missão Continente.
“Para garantir que se mantém atualizada e consciente dos grandes desafios sociais, o modelo de Governance da Missão Continente inclui um Conselho Estratégico, composto por entidades e especialistas nacionais e comunitários, que asseguram a relevância e eficácia da sua atuação”, enquadra a diretora de Brand Responsibility do Continente, Nádia Reis.
A Missão Continente opera sob um plano de atividades regular e contínuo, que inclui iniciativas de curto e de longo-prazo e, naturalmente, algumas ações de emergência, como foi o caso do plano de apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no combate aos recentes incêndios, na zona centro e norte do País.
Segundo a porta-voz, entre os desafios de longo-prazo inclui-se o programa de doação de excedentes que abrange as mais de 350 lojas Continente e que contempla doações diárias de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais, evitando também o desperdício alimentar, numa lógica de economia circular.
Outro exemplo de longa duração é a Escola Missão Continente, projeto educativo que promove hábitos saudáveis e sustentáveis em escolas do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. “Desde o lançamento, em 2016, a iniciativa já impactou mais de 370 mil crianças”, revela.
Outro destaque permanente da ação da Missão Continente é o projeto Sacos Solidários, que apoia diretamente instituições carenciadas por via da venda de sacos de compras.
Nádia Reis destaca ainda, a curto-prazo, a campanha de angariação de Natal, que já está ativa nas lojas e que vai permitir com o contributo dos clientes Continente apoiar mais de 750 instituições sociais de proximidade, que ajudam pessoas e animais desprotegidos. Para participar, basta comprar os vales solidários de 1€ ou 5€, à venda nas lojas. Cada loja tem duas instituições de proximidade beneficiárias e são os próprios clientes que escolhem a(s) instituição(ões) que pretendem apoiar nas suas comunidades. Os vales solidários também estão disponíveis na app do Cartão Continente e no Continente Online.
“Esta é já uma campanha histórica, muito valorizada, pois reúne uma adesão sem precedentes da população e resulta num apoio muito significativo para milhares de pessoas. Esperamos que este ano seja de igual sucesso”, observa.
Mas como seleciona a marca as iniciativas de solidariedade que promove? Nádia Reis adianta que obedece a um processo de avaliação estratégico, com base em critérios de impacto social, alinhamento com os valores da marca e resposta às necessidades identificadas nas comunidades.
Este processo conta com o apoio do Conselho Estratégico da Missão Continente, composto por especialistas e representantes de áreas “cruciais” da sociedade que colaboram na identificação de desafios atuais e futuros e ajudam a definir e a priorizar ações que promovam “valor real e duradouro”.
Além disso, a Missão Continente colabora com parceiros estratégicos, como Portugal Inovação Social e a Casa do Impacto, de modo a selecionar e implementar programas que incentivem a inovação e a sustentabilidade. Esta é, afiança Nádia Reis, uma abordagem que garante que “os recursos são direcionados de forma eficaz e que geram impacto social positivo”.
Os consumidores não estão alheios às iniciativas de responsabilidade social das marcas. “Os clientes estão cada vez mais atentos ao impacto das suas escolhas e exigem transparência e compromisso por parte das marcas que apoiam”, comenta, adiantando que o feedback para com o Continente é “bastante positivo” e resulta de estar “sempre” à altura da sua crescente exigência e do compromisso com práticas sociais e ambientais responsáveis. “Por isso, o fortalecimento da ligação emocional com a marca por via da Missão Continente é bastante substantivo, assim como a perceção de credibilidade e confiança dos consumidores na marca”, remata.
Comunicar e medir
É de forma “transparente e acessível” que é feita a comunicação das iniciativas de responsabilidade social da Missão Continente, com recurso a múltiplos canais para assegurar uma ampla divulgação. Entre as principais ferramentas está o Relatório de Impacto, lançado em 2023 e atualizado em 2024, e que detalha os resultados alcançados pela Missão Continente, o apoio às comunidades e o progresso atingido face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Este relatório, premiado pelos European Excelence Awards, que está disponível para consulta pública no nosso site, e reflete uma orientação muito relevante para a Missão Continente: a medição efetiva e constante dos resultados da sua atuação junto das pessoas e comunidades”, comenta a diretora de Brand Responsibility do Continente, Nádia Reis. “Mais do que fazer, é importante medir se estamos a fazer bem para otimizar o potencial transformador da nossa ação”, acrescenta.
Um pilar de valor
“A responsabilidade social é um pilar essencial na construção da identidade da marca Continente”, assegura a diretora de Brand Responsibility do Continente. Diz Nádia Reis que já está ativa através da Missão Continente, a marca distingue-se como um “ator social responsável e comprometido” com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde se situam as suas lojas, valorizando e medindo o impacto transformador das suas iniciativas.
Os valores que a Missão Continente defende, através dos projetos em que se envolve, são, aliás, os valores da própria marca Continente. E, garante, “os clientes acabam por perceber e valorizar essa associação”.