Cidadão alemão-marroquino, Mourad Aboubakr identifica-se como um cidadão global, tendo vivido e trabalhado em nove países. Tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, no qual assumiu várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, liderando equipas com culturas muito diversas. No seu percurso académico, conta com um MBA da INSEAD e é formado pelo Global Healthcare Leaders Program da Harvard Medical School.
Segundo a Novartis, o novo presidente sucede a Simon Gineste, que, nos últimos quatro anos, transformou a estrutura organizacional da empresa para potenciar um maior foco no cliente e posicionou Portugal como um país desenvolvedor de projetos, “que se caracterizam pela ambição de transformar positivamente os cuidados de saúde e pela parceria com o sistema de saúde”.
“Portugal é um país de possibilidades. O talento, a paixão e a inovação, que caracterizam a nossa equipa, são os principais pilares que nos permitem gerar oportunidades para potenciar a inovação em saúde. Assumimos o nosso papel de agentes de mudança positiva, entregando inovação e cocriando soluções de saúde em parceria com o ecossistema, que possam contribuir verdadeiramente, não só para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doença crónica, como também para os desafios do sistema de saúde e da sociedade”, afirma o presidente da Novartis Portugal, Mourad Aboubakr.
João Bernardo