À empresa de estudos de mercado coube desde a conceção do projeto até à validação e testes de usabilidade.
A primeira fase consistiu em realizar um conjunto de estudos qualitativos, com diferentes segmentos de leitores e não leitores, de modo a verificar a oferta atual, a satisfação com a mesma e a diferenciação necessária para a criação de um novo player nos media para o target mais jovem.
Na segunda fase, de natureza quantitativa, a Netsonda realizou um estudo com mais de mil indivíduos para certificar e validar os conceitos e ideias resultantes da fase anterior, conferindo, assim, a validação estatística necessária para se poder “definir um produto, até ao pormenor, que cobrisse as necessidades dos vários segmentos dentro do target definido”, explica a empresa.
Após a criação do site do P3, realizou-se, então, um teste de usabilidade, com recurso à tecnologia Eye Tracking, onde os movimentos oculares dos vários utilizadores foram seguidos em tempo real, de modo a conseguir observar-se e analisar-se o percurso e comportamento visual de cada utilizador. Assim, a Netsonda conseguiu testar a verdadeira usabilidade do site, o que “permitiu corrigir possíveis obstáculos com outras dificuldades” na utilização do mesmo.
Fonte: Netsonda