No ranking da reputação, a Delta está no topo

A Delta volta, em 2019, a ser a marca mais reputada em Portugal. A marca fundada por Rui Nabeiro repete a posição de liderança do estudo Global RepScore Pulse, realizado pela OnStrategy, conquistada no ano passado. Também a Vista Alegre, a Seleção Nacional de Futebol, a Mimosa e a Luso atingem o nível mais elevado em termos de reputação.

 De acordo com o relatório, o sucesso da Delta “é fruto de um trabalho consistente ao longo dos últimos anos em todas as dimensões, sendo notório o seu crescimento sólido ao nível dos índices de reputação”. O top 3 é completado pela OLÁ e Nestlé, que ocupavam no ano passado as terceira e quarta posições. Em quarto lugar surge a Seleção Nacional de Futebol, em resultado “da estima dos portugueses após a vitória no Euro 2016”. Seguem-se marcas tecnológicas e digitais, como o WhatsApp e o YouTube.

O setor de Alimentos e Bebidas é o que está mais bem posicionado, com cinco marcas no nível de excelência. Quanto às restantes marcas destacam-se setores como Tecnologia, Brinquedos, Desporto e Produtos Industriais. Por oposição, a maior desconfiança dos consumidores vai para o setor das Apostas Desportivas, dos Seguros e, por fim, o de Construção e Engenharia.

Além da Delta, que lidera o setor de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com os níveis de reputação mais elevados nas diversas áreas. WhatsApp (Tecnologia), Vista Alegre (Bens Industriais), Seleção Nacional de Futebol (Desporto), Michelin (Automóvel), Ikea (Retalho Geral), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), L’Oréal (Bens de Grande Consumo), RFM (Media), McDonald’s (Retalho Alimentar), Pestana (Turismo e Lazer), Galp (Energia), Via Verde (Mobilidade), VISA (Cartões de Crédito), Lego (Brinquedos), Novartis (Farmacêutico), Fidelidade (Seguros), Vodafone (Telecomunicações), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Santa Casa (Apostas Desportivas), Santander Totta (Banca), Levi’s (Retalho Têxtil), Rolex (Bens de Luxo), TAP (Aviação), CTT (Serviços Logísticos), Vieira de Almeida (Serviços Legais e Advocacia) e, por fim, Teixeira Duarte (Construção e Engenharia) são, em 2019, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

“A economia portuguesa está claramente num ciclo positivo, sendo tal refletido pelo desempenho das marcas institucionais e comerciais a operar em Portugal”, nota o partner e CEO da Onstrategy, Pedro Tavares.

Além disso, há mais marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados. São 111 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de robustez (entre 70 e 80 pontos), para além das dez marcas que se encontram no nível de excelência (mais de 80 pontos), face às 61 marcas que constavam no primeiro eixo em 2018. Causa direta desta subida dos níveis de reputação é o facto de a economia portuguesa estar num ciclo positivo, refletido pelo desempenho das marcas, o que se traduz num crescimento do consumo.

Relativamente à crescente confiança em marcas portugueses, Pedro Tavares adianta que “o crescimento no turismo e a forma como Portugal é percecionado lá fora contribuiu para o reforço da reputação das marcas portuguesas. Melhorando os indicadores de reputação nacional, os cidadãos tendem a valorizar as marcas que mais lhes tocam o coração e o nacionalismo, sempre e quando a exposição a risco de crises seja pequena”.

briefing@briefing.pt

Quinta-feira, 07 Março 2019 13:00


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