Naquele que o Clube Criativos Portugal considera ter sido “um ano histórico para Portugal”, os prémios do Art Directors Club of Europe distinguiram a campanha “Estende a Renda” – criada pela NOSSA para o Minipreço – com o Genius Loci Award, que visa celebrar o espírito local, com um ouro (em Print & Outdoor) e uma prata (em Brand Experience).
O outro prémio de ouro – na categoria Interactive & Mobile – foi para “Estreia-te”, da FOX Creative, que recolheu também três pratas, em Print & Outdoor, Brand Experience e Integrated & Innovation.
Já o Escritório recebeu duas pratas: em Brand Experience pela campanha Super Doc, desenvolvida para a Super Bock, e em Film & Audio com a campanha Camião do Lidl. Nesta mesma categoria, foram também reconhecidos com prata a Playground, pelo filme produzido para o Motelx 2020, e o alter-ego musical do criativo Hugo Veiga, GoHu, pelo videoclip da música “Vai ficar fixe”.
O Festival Iminente 2019 valeu à Solid Dogma uma prata, em Design, e uma nomeação na mesma categoria, assim como pelo livro Solid Dogma 15-20.
Distinguidas com nomeações foram ainda: a Stream & Tough Guy e a This is Pacifica, ambas com três indicações, além da Partners, LOLA Normajean, Uzina, BAR Ogilvy e Estúdio Eduardo Aires, com duas.
Por sua vez, a Bürocratik, itemzero studio, McCann Lisbon, atelier Rita Rivotti, Coming Soon, VMLY&R, Funny How e Fuel contaram com uma nomeação cada.
Além destes 39 prémios, a dupla de jovens criativos portugueses venceu o Greatness Challenge, juntamente com a Finlândia, numa edição cujos vencedores foram anunciados na passada sexta-feira, 18 de dezembro, numa cerimónia transmitida em direto no canal do ADCE no Youtube. De um total de 864 inscrições, foram atribuídos 41 ouros, 86 pratas e 183 nomeações. Veja aqui a lista completa de vencedores.