Número de famílias na Madeira que precisam da TDT é reduzido

Funchal, 23 mar (Lusa) – O vogal do conselho de administração da ANACOM, Eduardo Cardadeiro, afirmou hoje que na Madeira as famílias que “dependem do sinal analógico é muito reduzido”, dada a cobertura oferecida pelas prestadoras de televisão por cabo.

Em conferência de imprensa no Funchal, Eduardo Cardadeiro referiu que “a esmagadora maioria dos lares recebe televisão ou por satélite ou por cabo, ou mesmo por cobre”.

De acordo com informação da ANACOM, cruzada com dados do Instituto Nacional de Estatística, a região tem “cerca de 100 mil acessos de televisão, ou paga ou televisão através do célebre pacote zero, e temos cerca de 76 mil famílias na região”, referiu.

Desta forma, o “número de casos que dependem do sinal analógico é muito reduzido”, adiantou.

Alertou, ainda assim, para a necessidade das famílias verificarem quantos canais recebem neste momento, utilizando a tradicional antena de televisão.

Afirmou que quem neste momento recebe o sinal de televisão analógico terrestre, “só recebe dois canais, RTP1 e RTP-Madeira”, mas as famílias que recebem o sinal digital e veêm SIC, TVI e RTP2 “não têm de se preocupar porque vão continuar a receber televisão como receberam até agora”.

A cobertura de Televisão Digital Terrestre (TDT) na Madeira cobre 86 por cento do território e o sinal analógico desliga-se a 22 de março de 2012.

A TDT, que vai substituir o sinal analógico, permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e de som, assim como a transmissão em alta definição e novas funcionalidades, como o guia eletrónico de programação.

A primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão – o chamado ‘switch off’ – começa a 12 de janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores “que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental”.

A segunda fase acontecerá a partir de 22 de março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e a terceira fase, a 26 de abril, será a final e abrangerá os restantes emissores e transmissores.

JYCA (JMG)

Lusa/Fim

Quarta-feira, 23 Março 2011 15:46


PUB