O ACT faz um Good Report

O ACT Good Report volta a apresentar os casos em que a comunicação é mais eficaz para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social. Entre os projetos destacados, encontram-se dois portugueses, desenvolvidos pela Dentsu Creative Portugal e pela Mantra.

O ACT faz um Good Report

Para este relatório – elaborado pela ACT Responsible, a associação que reúne os melhores anúncios do mundo no que respeita a questões sociais e ambientais, e pela WARC a empresa global de análise de marketing –, foram avaliadas 1134 campanhas produzidas por 752 agências para 895 anunciantes em 84 mercados. Para se chegar aos resultados apresentados, foi feita uma combinação dos dados do WARC Creative 100 e do desempenho das campanhas do programa anual da ACT Collection.

No que diz respeito à categoria com melhor avaliação, a “Assume That I Can for CoorDown”, encontra-se no primeiro lugar, sendo que o anunciante CoorDown também está no lugar cimeiro. Já a agência que se destaca é a francesa Publicis Conseil e a rede de agências é a VML. Por fim, o País que se distingue são os Estados Unidos da América. Os projetos portugueses presentes na lista são: “Impossibilities”, da Dentsu Creative Portugal para a Associação Salvador; e “One Saves Four”, da Mantra para o Governo de Cabo Verde.

Das 40 principais campanhas apresentadas, 21 são para organizações sem fins lucrativos, 12 para marcas comerciais e sete para o setor público. No total, estão representadas 39 agências em 21 mercados.

A cofundadora da associação, Isa Kurata, afirma que “a publicidade tem o poder de educar, informar e promover mudanças positivas”. Por essa razão, considera que colaborar com os WARC Rankings é “uma honra” e um recurso “valioso” para as agências melhorarem a sua dedicação ao esforço social e ambiental. Já a editora sénior da WARC Creative, Anna Hamill, acredita que a criatividade como força de mudança positiva “nunca foi tão importante”.

Simão Raposo

Terça-feira, 15 Abril 2025 12:14


PUB