O AVE.FAZ uma Pegada Criativa

A Pegada Criativa é a responsável pela estratégia de marca, naming e identidade visual do AVE.FAZ território global. Esta nova insígnia territorial da Comunidade Intermunicipal do Ave tem como objetivo reforçar a afirmação económica da região, criar uma narrativa comum para os oito municípios que a integram e projetar o território junto de investidores, empresas, instituições e talento qualificado.

O AVE.FAZ uma Pegada Criativa

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto AVE GLOBAL — Atração de Investimentos e Qualificação para a Competitividade do Ave, nasceu da pergunta “o que distingue verdadeiramente o Ave?”. A resposta foi o “saber-fazer”. Esta é uma expressão enraizada na história económica e social da região, visível na indústria, no empreendedorismo, na capacidade de inovação e na forma como sucessivas gerações transformaram conhecimento em valor. Mais do que uma assinatura territorial, a marca procura traduzir uma atitude: “Uma região que sabe, que inova, que cria e que faz”.

A identidade visual assenta num símbolo composto por oito elementos interligados, representando os oito municípios da CIM do Ave: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. A construção gráfica visa traduzir simultaneamente “diversidade e união”, enquanto a forma circular pretende reforçar conceitos como “colaboração, movimento e abertura ao mundo”.

Na perspetiva da diretora criativa da Pegada Criativa, a região não precisava de uma nova identidade, mas antes de uma nova forma de contar aquilo que já é. “O desafio foi transformar uma característica reconhecida por quem vive e trabalha no território numa marca contemporânea, capaz de dialogar com o futuro”, explica Ângela Rodrigues.

Simão Raposo

Terça-feira, 30 Junho 2026 12:25


PUB