Esta mensagem, diz a agência portuguesa, é sintetizada num “logótipo desafiador” – uma flor especial com a forma da letra Q, de Qatar, feita de sementes, deserto, água, sol, cores vibrantes e marcada pelo fascinante legado que é a geometria árabe.
Foi ainda desenvolvido o conceito de comunicação “You are a Seed”, presente num filme que lembra o papel de cada pessoa, como a semente de uma boa ideia, com a capacidade de transformar um deserto num espaço de vida e energia.
Este é um projeto integrado, abrangendo a Estratégia de Marca, Brand Design, Brand Voice, 3D Design, Motion Design, Web Design, Tipografia (Latim + Árabe) e Composição Musical, “resultando num sistema único de identidade e de comunicação”.
E feito em parceria com os Nébula Studios, Dino Santos e Share IT, para o desenvolvimento e produção de projetos específicos.
Trata-se do segundo projeto de grande escala desenvolvido pela Unlock para o Qatar, depois de ter sido escolhida como agência de design do FIFA World Cup Qatar 2022.
A propósito, o fundador e diretor criativo, Miguel Viana, sublinha a dimensão destes dois projetos, por um lado porque “são marcas globais, que chegam a todos os cantos do mundo” e, por outro, pelo facto de a Unlock estar “a competir e ganhar concursos com as melhores consultoras de branding internacionais, e a consolidar a sua estratégia de posicionamento, que passa muito pela internacionalização”. Sem falar na “relevância destas marcas enquanto fatores de mudança de mentalidades e com impacto em sociedades, cidades, países, regiões e no planeta”.