A campanha conta com um conceito visual que consiste na transformação de pedaços de papelão – frequentemente utilizados por pessoas em situação de sem-abrigo para pedir ajuda – num convite para apoiar o CASA. Nesse cartaz, é possível ler a mensagem “Consigne 1 % do seu IRS e transforme vidas”, acompanhada do NIF da instituição e um QR code que permite a doação imediata. Tanto Heitor Lourenço como Sofia Aparício, surgem a segurar estes cartões, ligando o universo do palco – seja no teatro ou no cinema – “à realidade de quem muitas vezes não tem voz nem oportunidade de reescrever a sua própria história”.
A campanha será divulgada em meios impressos e plataformas digitais. Nos dois filmes publicitários, os protagonistas aparecem em cenários característicos das suas profissões, destacando o contraste entre a ficção e a realidade de quem precisa de apoio. Além disso, vai ser feita a distribuição de cartões de papelão com a mensagem da campanha em locais de grande circulação, como estações de metro e paragens de autocarro, de forma a despertar a atenção para o tema e incentivar a consignação no momento, através do QR code.
Simão Raposo