Nesta edição do Festival, a direção do CCP propõe uma reflexão sobre a mudança e homenagear “os que melhor se adaptam a ela, aqueles que são capazes de se transformar, seja porque o mercado pede ou porque os tempos assim o exigem”.
“Este ano, propomos homenagear essa espécie de Transformers. Gente que tem a capacidade de provar que a criatividade continua a ser a melhor ferramenta (talvez a única) que temos ao nosso dispor para nos adaptarmos às mudanças que, inevitavelmente, acontecem no nosso mundo. No mundo dos nossos consumidores. Dos nossos clientes. Das nossas agências, produtoras e estúdios”, justifica o CCP.
A partir deste ano, é possível inscrever trabalhos criados por duas ou mais pessoas em colaboração e escolher como repartir os pontos entre essas empresas, caso o trabalho seja premiado. Outra novidade é que agências, estúdios, clientes e freelancers podem inscrever ideias na categoria de meios, mas caso a sua veiculação tenha sido paga, a agência de meios tem de ser creditada.
Nos rankings anuais, existem novas categorias profissionais nas fichas técnicas, com o objetivo de diminuir a duplicação de autores com a mesma função nas inscrições: Diretor Criativo Executivo; Diretor de Estratégia; UX Designer; UI Designer; Produtor Executivo; Direção de Arte Cinematográfica. Os trabalhos com vários autores na mesma função nos créditos mantêm a divisão de pontuação entre eles e os premiados ficam sujeitos a uma verificação por parte da organização “para garantir que a função corresponde à disciplina onde estão distinguidos”.
As inscrições, com early bird até 30 de junho, terminam a 6 de setembro. A votação online decorre de 8 a 15 setembro e a presencial de 21 a 23 setembro. A gala de apresentação dos premiados está marcada para 2 de outubro.