O efeito Instax

Uma imagem vale mais do que mil autógrafos. Poderia ser a esta a frase que define a parceria entre a cantora Bárbara Tinoco e a Instax, marca de fotografia instantânea da Fujifilm. E o que têm em comum? Audiência e personalidade.

O efeito Instax

O que une a Instax à jovem cantora portuguesa Bárbara Tinoco? A afinidade de audiência, centrada na Gen Z e nos Millennials. A resposta é dada pela Corporate Communication Manager & Marketing Imaging da Fujifilm Portugal, Isabel Pereira, que lhe acrescenta o facto de a música ser uma das áreas culturais em que a marca está presente há vários anos. 

Foi o que aconteceu nos concertos que Bárbara Tinoco deu, nos primeiros meses do ano, dois no Porto e um em Lisboa, em que a marca viveu com a cantora, além de um público em comum, “o ambiente glitter e romântico dos palcos”. Isabel Pereira destaca, aliás, que a originalidade, a emotividade e a partilha são características que definem a marca e que estão, igualmente, presentes na música, nas letras e na personalidade da artista.

Foi a vontade de Bárbara Tinoco de querer oferecer um presente aos fãs no momento dos autógrafos que fez nascer esta parceria. “Lembrei-me logo da Instax”, lembra a cantora: “As fotografias tiradas com os telefones muitas vezes ficam péssimas e nunca mais as vemos. Lembrei-me de oferecer uma fotografia Instax com cada fã. São bonitas, ficam prontas na hora! É mais especial. Dava mais magia ao momento de autógrafos e esse é também o conceito na minha tour.” 

O Super Bock Arena e o Campo Pequeno acolheram os maiores espetáculos da carreira da artista até agora – nas palavras da própria. Na primeira noite no Porto, foram quatro horas de fotografia instantânea e na segunda noite outras duas: “Acho que é o maior presente que podia ter dado às pessoas que gostam de mim. Nunca tinha feito tanto tempo de autógrafos”, conta, rematando: “Esse foi o efeito Instax”.

Para a Instax, ser intermediária desta eternização dos momentos da cantora com os fãs aporta “notoriedade e alcance”, a par de “uma imagem positiva e abrangente, romantizada pela personalidade” de Bárbara.

A porta-voz da marca em Portugal faz notar, a propósito, que a Instax procura associações que transmitam os seus valores e, por isso, é “muito prudente” nas escolhas que faz, por norma, pontuais. 

Também a cantora fala de valores. O que a aproxima da Instax é ser “uma marca que tem vindo a modernizar-se e inovar”. “Estamos sempre à espera de ver o que vão fazer a seguir”, comenta, deixando um desejo: “Nesse sentido, espero ser como a Instax.” E é com marcas como esta que lhe faz sentido associar-se: “Marcas que fazem parte da minha casa”. Este é o critério, garante. “É preciso isso.”

Fátima de Sousa

Este artigo saiu na edição impressa de julho de 2023.

Quarta-feira, 20 Dezembro 2023 13:27


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