Diariamente, mil milhões de pessoas ocupam mais de uma hora por dia a jogar no computador ou videojogos. Estas estatísticas revelam o enorme potencial para as marcas, que podem aproveitar este espaço temporal para se posicionarem e melhorarem a sua performance.
300 minutos por dia a jogar “Angry Birds” ou 170 horas por ano a jogar “Call of Duty” são alguns dos exemplos apresentados por Jane McGonigal, designer de jogos e oradora no seminário da PHD, que considera que estes dados “são boas notícias para os negócios, boas notícias para a inovação e boas notícias para quem quer ajudar a resolver os desafios mundiais mais urgentes”.
Os jogos tornam as pessoas mais felizes, mais resistentes, e o mesmo se aplica no mundo empresarial com os colaboradores envolvidos com os sistemas de gaming.
A chave para fazer o sistema funcionar, de acordo com McGonigal, é aproveitar as horas disponíveis de cada pessoa e combinar uma participação massiva das equipas com as capacidades e habilidades de cada indivíduo.
Em Cannes, a PHD revelou pela primeira vez ao público como o seu conceito de gaming, denominado SOURCE (sistema de planeamento estratégico), transformou o trabalho diário num jogo à escala global. 75 por cento da sua força laboral revelou níveis sem precedentes de colaboração e criatividade.
Mark Holden, Strategy and Planning director da PHD a nível internacional, refere que “o novo sistema de planeamento estratégico da PHD, SOURCE, mudou a forma como as pessoas trabalham na empresa. Agora, as pessoas vêm trabalhar e “jogam”, o que resulta num melhor planeamento, mais eficaz, criativo e inovador para os nossos clientes em todo o mundo”.
Segundo Cristina Carrasqueira, Managing Director da PHD Portugal, “o sistema de gaming é o futuro do trabalho nas organizações. A capacidade de trabalhar em rede, interagindo com outras equipas, em qualquer parte do globo, é uma fonte de motivação para os colaboradores. A troca de ideias incentiva-os a serem mais criativos, a envolverem-se mais, quererem fazer cada vez mais e melhor e a desenvolverem novas capacidades. Este envolvimento e troca de know-how vai, consequentemente, beneficiar os nossos clientes. A PHD vai continuar, através do SOURCE, a explorar o potencial do gaming à escala global”.
Fonte: LPM

