O grupo que existe pelas pessoas

Paulo Bracons, diretor geral de marketing da AXA “Mais do que um grupo que lidera negócios, somos um grupo que existe pelas pessoas”. É assim que Paulo Bracons, diretor geral de marketing da AXA (na foto), define o grupo segurador que, pelo quinto ano consecutivo, foi considerado a primeira marca seguradora mundial no ranking Best Global Brands 2013 da Interbrand.

Briefing | Como é que a AXA consegue, pelo quinto ano consecutivo, ser a primeira marca seguradora mundial?

Paulo Bracons | Esta liderança da marca AXA é consistente ao longo dos últimos cinco anos e é resultado de uma filosofia de empresa interiorizada pelos 160.000 colaboradores e mediadores no mundo inteiro, empenhados na satisfação de 102 milhões de clientes. Esta filosofia está bem conceptualizada no que designamos por AMBIÇÃO AXA, que se traduz em sermos a empresa preferida, em particular para os nossos clientes. E esta perceção já começa a produzir os seus resultados ao nível dos indicadores Cliente que temos vindo a obter, quer no grupo AXA, quer na AXA Portugal. Igualmente destacada pela Interbrand tem sido a estratégia de negócio do grupo AXA, sustentada no acompanhamento das tendências de mercado e em pilares como a expansão internacional e a aposta na área digital. Por último, importa destacar também a forte intervenção da AXA para com o desenvolvimento e futuro da sociedade, através de uma política de responsabilidade corporativa com resultados notórios na comunidade e no fortalecimento do conteúdo da marca.

Briefing | O que é que esta distinção significa para o grupo?

PB | Um importante fortalecimento da imagem do grupo AXA, num contexto global, e perante o público externo, quando comparada com marcas globais do grande consumo. Esta distinção vem também comprovar que a nossa forma de estar perante clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e sociedade é bem percebida e valorizada. A nossa assinatura de marca – redefinimos standards – é o que nos move, para diariamente darmos um passo em frente na diferenciação, inovação e qualidade de serviço, no exercício do core do nosso negócio: proteger pessoas, os seus bens e o seu futuro.

Briefing | Qual o contributo de Portugal para esta classificação?

PB | Um dos pontos fortes do grupo AXA prende-se com a sua cultura e valores, vividos e assimilados por cada equipa presente nos 57 países onde a AXA está representada. Esta distinção resulta, assim, do contributo de todos, para desenvolver o grupo, inovar, marcar a diferença nas comunidades em que estamos inseridos e elevar os padrões de qualidade. De forma totalmente alinhada com o grupo, a contribuição de Portugal traduz-se numa estratégia forte e orientada para o cliente, que trabalhamos de uma forma segmentada (temos dos melhores indicadores cliente ao nível do grupo AXA), numa política de patrocínio e mecenato que incorpora os valores do grupo e numa intervenção permanente em prol do desenvolvimento da sociedade (espelhada na nossa estratégia de responsabilidade corporativa e na intervenção da Fundação AXA Corações em Ação), através de equipas envolvidas e dedicadas em marcar a diferença. São estes os atributos essenciais que têm contribuído para a elevada notoriedade hoje da marca em Portugal, para elevados níveis de satisfação dos nossos clientes e para as várias distinções conquistadas em áreas consideradas importantes neste ranking da Interbrand: Marca, Igualdade, Cidadania, Desenvolvimento Sustentável.

Briefing | Como é que estes rankings podem ser aproveitados como oportunidades de comunicação?

PB | Os rankings são, acima de tudo, excelentes oportunidades de reforço e materialização do posicionamento e conteúdo da marca, quer perante o cliente, quer junto dos restantes stakeholders. Mas esta liderança no setor segurador é, acima de tudo, um fator chave de confiança, no presente e no futuro da nossa empresa, dando-nos a oportunidade de destacar o modo de ser e estar do grupo AXA. Falamos em “ser” e “estar” porque, mais do que um grupo que lidera negócios, somos um grupo que existe pelas pessoas. Base que nos trará novidades em termos de comunicação num futuro muito breve.

hs@briefing.pt

Quarta-feira, 16 Outubro 2013 11:13


PUB