“Universal, independente, inovador, combativo, plural, justo e inteligente”. É assim que, Pedro J. Ramirez descreve a nova publicação, que tem arranque previsto para o outono. No entanto, o jornal pode já começar a ser seguido através do blog “El Espanõl”.
Explica o fundador e ex-diretor do El Mundo que, o novo jornal chama-se “El Español como o que Blanco White fundou em Londres para defender a liberdade de Espanha; como o que Andrés Borrego fundou, em 1935, e publicou os artigos mais memoráveis de Larra e como o que apoiava Antonio Maura quando pretendia fazer ‘A revolução a partir do topo’; como o de Luis Bonafoux, ‘a víbora de Asnières’, quando defendia a ‘Revolução a partir da base’”.


