Patente até 30 de abril, a exposição, gratuita, é organizada pelo Município de Oeiras, em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, e tem curadoria de Helena Alonso.
As obras provêm de coleções particulares, destacando-se as que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica. Também estão presentes, outras coleções particulares, como a Coleção Mouvant.
Entre as obras patentes destaca-se ainda a série gráfica, a “Suite dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906, e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.
A exposição conta ainda com um conjunto de cerâmicas – peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a “Suite Sable Mouvant”, série de litografias que exemplificam a colaboração do pintor com os poetas mais importantes das vanguardas.