Bárbara Reis, diretora do Público, escolheu este tema “porque vai ser um ano dominado pelos Jogos Olímpicos e sem confiança não há bons atletas. Porque estamos a iniciar um novo ciclo político e sem confiança o país não avança. Porque há quem acredite que é isso – a confiança em nós próprios e uns nos outros – que mais falta em Portugal”. E, “se há símbolos da confiança em Portugal, o campeão olímpico Nelson Évora é um deles”, afirma a profissional.
Para esta edição do 26.º aniversário, que estará nas bancas este sábado, o Público, em colaboração com a Fundação Champalimaud, fez uma ressonância magnética ao cérebro de Nelson Évora e ouviu especialistas em neurociência que investigam onde está a confiança no cérebro humano. O jornal produziu ainda um vídeo 360 graus para mostrar o que significa na prática o recorde de 17,74 metros do atleta no triplo salto, gravado no Mosteiro dos Jerónimos, no Mercado de Benfica e na Biblioteca da Academia de Ciências de Lisboa.
Já no site, a edição especial oferecerá um jogo aos leitores e, no Spotify do Ípsilon, haverá uma playlists com músicas escolhidas por Nelson Évora.