“25 de abril em manchete”. Eis o mote da sessão que ocorreu esta quinta-feira, no NewsMuseum. Composta por uma mesa-redonda que discutiu sobre a liberdade de imprensa e sobre o 25 de abril e o jornalismo, a conversa contou com o discurso de abertura do fundador da LPM Comunicação, Luís Paixão Martins, seguido do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.
A conversa colocou em cima da mesa questões como a importância do jornalismo no 25 de abril e foi iniciada por Luís Paixão Martins, que começou o seu discurso empunhando o megafone de Salgueiro Maia. Partindo deste mote, ressalvou a importância que este objeto teve a 25 de abril de 1974, destacando-o como responsável pela mudança de paradigma daquele dia: o que era um megafone utilizado por militares, símbolo de uma operação militar, passou a ser levantado por civis que passavam nas ruas, tornando esta uma operação do povo, uma revolução do povo. Nas suas palavras, este megafone é, assim, um símbolo da importância das ferramentas de comunicação para o 25 de abril.
De seguida, puderam ouvir-se as palavras de Basílio Horta, que ressalvou igualmente a importância da comunicação social à data, que assumiu “um papel preponderante” no 25 de abril, uma vez que sublinha os valores de abril.
Introduções feitas, chegou o momento de dar início à conversa, que contou a participação de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Estrutura de Missão para as comemorações do 50.º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974; de Vasco Lourenço, capitão de abril; de Adelino Gomes, jornalista; e de Inês Paixão, estudante. A assistir estavam os alunos do 12.º ano da Escola Secundária Sede do Agrupamento de Escolas Monte da Lua
Maria Inácia Rezola introduziu todos os oradores, dando o pontapé de saída para o início da conversa. Ao longo da sessão, vozes de três gerações diferentes fizeram ouvir-se. As perguntas feitas focaram-se na importância do jornalismo, no papel este que assumiu ao longo do 25 de abril, da conquista da liberdade de imprensa e do caminho percorrido até hoje.
Em que medida é importante comemorar abril e o jornalismo? É o que ficamos a saber através das palavras da Comissária Executiva da Estrutura de Missão para as comemorações do 50.º aniversário da revolução de 25 de abril, que dá ainda conta do que se pode esperar destas comemorações.