O Packaging of the World destaca a garrafeira da Rita Rivotti

O design de Rita Rivotti para vários vinhos (de norte a sul), um azeite e um medronho estão em destaque no site internacional Packaging of the World.

O Packaging of the World destaca a garrafeira da Rita Rivotti

Douro

Começando a norte, na região do Douro, o vinho do Porto Bela Luz é destacado pela história que conta das suas origens, inserindo-se numa das mais antigas e poderosas vinhas no Vale do Douro. Esta edição celebra ainda o 20.º aniversário de Pedro Ribeiro no mundo vinícola, como mencionado no site pela agência especializada em branding vinícola.

Ainda nesta região demarcada de vinhos, e pertencente a uma das mais icónicas e antigas Casas do Douro, da entrada na zona vinícola do Douro, surge o Quinta do Torrão. De maneira a evocar as histórias desta zona, a agência explica der escolhido dar uso à transparência dos materiais e à sobreposição dos brancos.

Secret Spot King é um Moscatel do Douro exclusivo. Com 120 garrafas, a agência acredita que uma edição exclusiva merece ser embalado de forma especial. Por isso, desenhou uma caixa de madeira que é envolta num pano protetor, tal como referido no site.

Para esta região, Joseph James Forrester é uma das figuras mais emblemáticas, no que diz respeito à história e ao vinho. A irreverência do britânico serviu de inspiração ao vinho Offley, que quer desafiar o status quo do vinho do Porto e convidar a experimentar novos vinhos e a explorar novas formas de consumo, afirma a agência.

A complexidade do Firmamento, que fecha a região do Douro, resulta do facto de as uvas chegarem de vinhas diferente. A agência compara ainda as vinhas, ao afirmarem que “são estrelas que iluminam o projeto”, tal como as constelações, também conhecidas como firmamento, explicam.

 

Dão

Descendo no mapa, chegamos à região do Dão, que nos oferece o design do Mélange À Trois. Depois de vários anos, os rótulos têm uma imagem animada e representam a renovada face, mais moderna, de Carvalhais, revelam.

 

Tejo

Ao entrarmos em território do Tejo, a cadeia montanhosa de Tomar apresenta-nos o vinho Pedro Sereno. Segundo o site, as vinhas já somam alguns anos de existência e foram plantadas com base no conhecimento de anciãos.

Indo ao Detalhe, um vinho da zona do Cartaxo que nasce dos detalhes, criaram um rótulo que transmite a filosofia por detrás do vinho: Desde o momento em que o vinho é concebido, um longo processo começa, onde os detalhes marcam a diferença e definem o produto final. Desde a escolha do terroir, o conjunto de fatores que vão influenciar a vinha e a uva, e que produzem diferente tipos de vinho, até à vinicultura, tal como justificam.

É da serra de Sintra em Janas e conhecida como o Monte da Lua, que a paisagem serve como fonte de inspiração para o rótulo do vinho branco Quinta de San Michel. O lobo é uma homenagem ao animal que habitava as colinas, mas que acabou por abandonar o local, e “representa a vontade de preservar a herança ambiental”, referem.

Mas o vinho não é o único destaque desta região. O design do medronho e do azeite extra virgem da D’Eyras, que têm origem em duas árvores nativas de Portugal, também está em destaque. Os rótulos homenageiam a flora mediterrânica, que preserva o ecossistema das comunidades, que é a filosofia da marca, como se pode ler no site.

 

Alentejo

Passando o rio Tejo, entramos numa região com uma vasta oferta vinícola. Mas a agência destaca-se com dois.

O touro bravo descende de uma raça que viveu há uns séculos em Portugal: o Uro. Esta espécie habitava livremente os montados alentejanos e o seu tamanho e temperamento agressivo provocavam, em quem o avistava, uma sensação de fascínio e medo, referem.
Por isso, e dada a história que tem na região, é o elemento central destes rótulos.

Finalizamos em Pias, com inspiração na revolução por aproximação à data de criação da Sociedade Agrícola de Pias, em 1973, por José Veiga Margaça, o design do vinho Talhão 1 pretende criar um novo movimento revolucionário e autêntico do verdadeiro vinho de Pias, pertencente à família, explicam.

Mariana Paulo

 

Terça-feira, 23 Janeiro 2024 09:02


PUB