“A partir da história cinematográfica debate-se, neste evento, o jornalismo em democracia, explorando temas como a liberdade de expressão, as pressões, os riscos e os desafios que se impõem a uma profissão sob grandes mudanças, com o exponencial crescimento das plataformas digitais”, diz a organização.
A iniciativa promovida pela APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunidades) e pela NOS traduz-se em encontros informais de reflexão e partilha, com debate e visionamento de um filme. Para esta edição foi escolhido o “The Post”, que está nomeado para seis Globos de Ouro e tem estreia marcada para o dia 25 de janeiro. Trata-se de uma produção de Steven Spielberg, protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, que representam editores do “The Washington Post” e do “The New York Times” que unem esforços numa luta pela liberdade de imprensa, para revelar o controverso papel dos EUA na Guerra do Vietname.
No debate, que será moderado pelo presidente da APDC, Rogério Carapuça, estarão também Pedro Santos Guerreiro, diretor do Expresso, Luís Marques Mendes, comentador político e ex-dirigente do PSD, e Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP.
briefing@briefing.pt