A agência, através de uma consulta pública realizada pelo município, aceitou o desafio para traduzir num novo logotipo a pluralidade e o dinamismo da cidade, que motivaram a distinção como Património Mundial, pela Unesco em 1986.
A identidade gráfica, desenvolvida pela dupla criativa Tânia Lopes e Sofia Martins, teve em conta os temas, as cores e as influências da cidade. Diz a agência que, neste novo logotipo, é possível “encontrar as influências históricas que vêm dos celtas, dos romanos, dos árabes, dos católicos e dos judaicos e que hoje se pode apreciar através dos edifícios e da própria estrutura do seu centro. É, inclusive, o próprio traçado das ruas, que envolve a palavra Évora”.
Já as cores escolhidas pretendem simbolizar a vida e o pulsar da cidade: o vermelho e laranja, como cores energéticas e representativas do Património Cultural; o azul e o verde, como principais representações do Património Natural (jardins e pátios amplos); o bege e o castanho, dos edifícios e do granito, aqui a cimentar e a representar o património arquitetónico do centro histórico.


