No Gin Lovers Bar & Restaurant também há lugar para as crianças: a partir de sábado, podem desfrutar do menu Kids, preparado pelo chef Fernando Semedo. O que há para provar? Sopa de legumes, que vai variando todos os dias, palitos de frango acompanhados por chips de batata e de cenoura e, para sobremesa, um petit gateau com bola de gelado de baunilha. Mas não é só no Dia da Criança, é todos os dias.
E que tal subir a bordo no Dia da Criança? É o que propõe a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, que convida a visitar a Caravela Vera Cruz, na Doca de Alcântara, em Lisboa. Está aberta ao público, entre as 10 e as 12.30 e depois das 14 às 17.30: é uma oportunidade de pisar o convés do navio mais emblemático dos descobrimentos portugueses e perceber melhor como viviam, comiam e navegavam os exploradores lusos dos séculos XV e XVI.
E, para um dia em diversão, o Parque da Serafina, em Lisboa, recebe o WILDY Fest. Direcionado para miúdos e graúdos, propõe-se ser um espaço de ligação com o meio ambiente, uma experiência familiar que desperte para os benefícios da interação com a natureza e consciencialize para a importância da sua preservação. Assim, os pequenos festivaleiros são convidados a deixar os gadgets em casa e aventurar-se nas atividades lúdico pedagógicas: dos escorregas ao arborismo, da música ao teatro, dos jogos às pinturas, dos shows dos piratas à atuação do Wildy e dos Selvagens, não falta o que ver e fazer.
Um dia entre livros (e também no meio das árvores) é a proposta da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII. Há 328 pavilhões para descobrir novidades literárias, todos eles com atividades para os leitores de palmo e meio. Este ano, são 42 os espaços de restauração, para todos os gostos. Para quem tem crianças pequenas, mantém-se o Espaço Bebé e quem quiser levar o amigo de quatro patas tem o RefresCão, com água fresca. E, porque esta é uma proposta para o Dia da Criança, a feira criou um espaço para momentos de lazer das famílias acompanhadas por crianças, designado “Sensório Forbrain”. É ainda possível doar livros, novos ou usados, os quais são depois entregues a crianças e jovens de várias instituições de solidariedade social.
O Dia da Criança foi o pretexto para o Hygge Kaffe levar a felicidade (hygge) aos mais pequenos: é que este restaurante de Lisboa criou um brunch infantil composto por panquecas, tosta de ovo estrelado ou croissant, taça de frutas e sumo natural. Desta forma, diz que todos, adultos e crianças, podem desfrutar de uma refeição em família num espaço que pretende promover as coisas boas da vida.