Briefing | Qual o objetivo da Unilever Food Solutions com esta ação?
Carla de Sousa Pereira | A Unilever Food Solutions tem trabalhado para o mercado Horeca ao longo dos últimos 30 anos, mantendo uma relação próxima com o sector. O objetivo desta ação passa por reforçar a liderança da UFS e das suas marcas (Knorr, Hellman’s, Vaqueiro, etc) como parceiro preferencial dos restaurantes e do mercado profissional.
Esta ação baseia-se num dos ingredientes preferidos dos portugueses e num dos principais pratos nacionais: o arroz. E prova disso é o facto de, entre os dez pratos mais consumidos em Portugal, dois serem de arroz: arroz de pato e arroz de marisco.
O concurso “Melhor Arroz de Portugal 2013” pretende ajudar a dinamizar a restauração, que está a ser fortemente castigada com o aumento do IVA e a retração do consumo.
Para os restaurantes, esta é uma excelente forma de se promoverem sem custos e atrair consumidores, apresentando as suas principais receitas de arroz. Além de a sua presença ser divulgada no facebook, com um perfil do restaurante e uma imagem do prato com que concorrem, o vencedor terá direito a publicidade em imprensa, materiais promocionais para divulgar que tem o “Melhor Arroz de Portugal 2013” e um amplo cabaz de produtos Unilever Food Solutions.
Também vamos envolver os consumidores nesta votação, criando uma dinâmica de passa-palavra e incluindo de prémios de participação. Esta será mais uma forma de promover os restaurantes envolvidos e aproximar o consumidor final dos mesmos, outro dos objetivos desta ação.
Briefing | Qual a mecânica do concurso e quem pode participar?
CSP | O concurso é aberto a todos os restaurantes de Portugal, que podem concorrer com qualquer preparação feita com arroz, seja prato principal, entrada ou sobremesa ou até mesmo acompanhamento.
A duração do concurso é de aproximadamente dois meses. Após votações online, as cinco receitas mais votadas vão à final que será na Associação Profissional de Cozinheiros de Portugal (ACPP) e vão ser avaliadas por um júri especializado, em que um dos elementos do júri será das Equipas Olímpicas da Culinária.
Há uma forte aposta nos meios digitais, nomeadamente o facebook, porque as redes sociais permitem uma comunicação muito rápida, eficaz e direcionada e será muito vantajoso para os restaurantes serem objeto desta forma de passa-palavra. Os restaurantes inscrevem-se no site da Unilever Food Solutions, onde é criado um perfil do restaurante, que é publicado no facebook para que as pessoas possam conhecer os concorrentes.
O concurso, ao longo destas oito semanas, será dinamizado com vários momentos de comunicação focados no evento e, também, no restaurante vencedor. Haverá também uma campanha de publicidade, distribuída pelos cerca de dois meses de duração do concurso.
Briefing | Porquê visar, numa mesma ação, restaurantes e consumidores?
CSP | O objetivo é fazer com que os consumidores sejam embaixadores dos restaurantes. Por outro lado, sabemos que, ao atrair o consumidor final, estamos também a chegar aos restaurantes e, assim, a aumentar o número de inscrições.
O consumidor final será chamado a participar na votação via facebook, habilitando-se a ganhar vários prémios, incluindo um jantar com amigos num dos restaurantes participantes.
Esta interação vai implicar que o consumidor final partilhe e comente os pratos e os restaurantes com os seus amigos, indo, assim, ao encontro do objetivo da Unilever Food Solutions com este concurso: a aproximação entre consumidores e restaurantes e dar notoriedade aos restaurantes que concorram. Afinal, o passa-palavra hoje em dia, nomeadamente por via digital, é fundamental para criar dinâmica à volta da ação e gerar awareness para os restaurantes e para a marca UFS.
Por outro lado, o vencedor do concurso será distinguido com materiais de visibilidade para o seu restaurante, além dos prémios associados, de modo a todos os consumidores saberem que esse é o Restaurante com “O Melhor Arroz de Portugal”!
Briefing | Qual a estratégia da Unilever Food Solutions para promoção dos seus produtos e marcas? Que meios privilegia?
CSP | A Unilever Food Solutions busca um contacto próximo com os profissionais do mercado Horeca. Por isso promove os seus produtos diretamente, através da sua força de vendas e a sua equipa de chefs profissionais e também através dos seus parceiros a nível nacional.
Toda a equipa de vendas tem formação especializada em chefmanship, o que lhes permite perceber as necessidades dos clientes e aconselhar as melhores soluções para obter as melhores receitas com máxima qualidade e rentabilidade.
A nossa equipa de chefs faz ainda demonstrações e sessões de desenvolvimento tailor made para cada cliente.
O nosso marketing está constantemente atento às necessidades de mercado, de modo a sermos pioneiros a trazer a inovação para o mercado. As nossas marcas são reconhecidas como pilares de qualidade e a nossa inovação é desenvolvida por chefs para chefs.
Em termos de comunicação, o digital será uma das ferramentas mais importantes para o negócio UFS, uma vez que cerca de 50% dos restaurantes e hotéis estão diariamente online.
Fonte: Briefing