Para a Volkswagen este galardão é a prova da elevada qualidade do produto e, segundo Ricardo Tomaz, é , também, “um elemento importante para sublinhar os atributos de valor associados à marca”. Diz o diretor de marketing que para o consumidor este tipo de prémios é uma referência importante, e – não tem dúvidas – que ajuda no processo de decisão.
E, para um modelo recém-chegado a Portugal, que começou a ser comercializado em novembro 2014, ser escolhido como o melhor por “um grupo de especialistas” é “muito relevante em termos de posicionamento”, e um “ótimo motivo para comunicar, quer junto dos clientes, quer para o mercado em geral”, diz o diretor de marketing.
Em 2014, a Volkswagen cresceu 40% em Portugal, e alcançou 9,7% de quota no mercado de passageiros, traduzindo-se num total de 18.873 unidades. Diz Ricardo Tomaz que os atributos de qualidade e fiabilidade contam muito neste desempenho.
Apesar de não adiantar objetivos quantitativos, a Volkswagen quer reforçar a posição competitiva no mercado nacional e, para isso, conta com o prémio Carro do Ano para atingir esse objetivo.