A nível internacional, a VML era uma agência reconhecida, mas não fazia parte do mapa da criatividade em Portugal. Ao contrário da Young & Rubicam. O que Rodrigo agora se propõe é levar a marca resultante da fusão para um novo patamar, refrescando-a e evidenciando-a na networtk. “A VMLY&R tem crescido muito desde a fusão. É um projeto muito interessante mais pode demorar a implementar em Portugal”, diz, em declarações à Briefing.
Enquanto a VML está focada na customer experience, no negócio, a Y&R é mais criativa, mas – acrescenta Rodrigo – a ideia e a criatividade não chegam, é preciso uma jornada e é isso que a fusão das duas agências proporciona.
“Trago a vontade de aplicar o que aprendi, para tentar imprimir essa imagem em Portugal”, resume.
E o que aprendeu resulta de um percurso internacional no grupo WPP com paragens em Barcelona, Londres, Gotenburgo e Copenhaga. E que teve como ponto alto a conquista, pela Grey, da conta global da Volvo Carls, cujo briefing envolvia alinhar a comunicação e a criatividade em 35 países. Liderar a equipa levou-o a mudar-se, então, para a Suécia, a partir de onde acompanhou o processo de transformação da marca. O horizonte era 2020 e, no entretanto, as vendas quase duplicaram, com a marca a ascender ao estatuto de premium.
Esta experiência levou-o a assumir missão semelhante no grupo Carlsberg, tendo-se mudado para Copenhaga para trabalhar as duas principais marcas globais, Carlsberg e Tuborg.
Regressa agora a Lisboa. Era – diz – “um regresso muito desejado”.