O Tiago agarra o Sabonete Virtual. E conta como

O 3D e a pós-produção são o foco da Sabonete Virtual, empresa recentemente criada por Tiago Castro, com uma ambição bem definida: ser uma referência no mercado. Para já, aposta na renderização na cloud, como ferramenta indispensável, que, diz, garante menores tempos de processamento, assim como custos de implementação e manutenção mais baixos.

Briefing | Porque decidiu criar a Sabonete Virtual?

Tiago Castro | Criar a minha própria empresa era algo que já sonhava há alguns anos. Trabalhar em produtoras, tais como a Pixmix e a Rocky Studio, foi um grande privilégio que me permitiu crescer e amadurecer como profissional. Com a extinção do meu departamento na Rocky Studio senti que, com 43 anos de idade e metade da minha vida dedicada à animação 3D e pós-produção, este acabou por ser o momento ideal para me lançar neste sonho. Por vezes há males que vêm por bem.

Qual é o posicionamento da empresa e como se diferencia?

A Sabonete Virtual dedica-se a prestar serviços de 3D e pós-produção de imagem e vídeo, assim como a edição de vídeo, correção de cor, adaptações, manipulação de imagem entre outros.

Estas áreas têm, pela sua natureza, fortes requisitos a nível de software e hardware, o que faz com que seja indispensável investir no software mais recente bem como apostar nas últimas gerações de hardware. Sendo a animação 3D um dos mercados com uma das mais rápidas implementações dos últimos avanços tecnológicos, a cloud tornou-se uma ferramenta “virtualmente” indispensável nos dias de hoje. A Sabonete Virtual aliou-se a essa mudança ao apostar na renderização na cloud, o que nos garante menores tempos de processamento, com os custos de implementação e manutenção mais baixos, que por sua vez se refletem nos custos para os clientes.

O tipo de projetos onde a Sabonete Virtual se posiciona requer um estreito contacto com o cliente de modo a que a informação seja o mais clara, precisa e direta possível. Nesse sentido desenvolvemos uma cloud privada e personalizada para que cada um dos nossos clientes tenha acesso aos seus projetos, orçamentos, faturação entre outros, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Que clientes tem já a Sabonete Virtual?

Sendo a Sabonete Virtual uma empresa recém-nascida, ainda não tem muitos projetos em nome próprio, mas isso não quer dizer que seja desconhecida. A agência BRAVE foi a primeira cliente a contactar-nos por já existir uma longa relação de confiança desenvolvida enquanto fui responsável pelo departamento de 3D da Rocky Studio, tornando-se assim a primeira agência a utilizar a Sabonete Cloud para toda a gestão dos projetos realizados, sendo o feedback muito positivo.

Após tantos anos a trabalhar com parceiros como a Partners, Ogilvy, Film Broakers, Lola-Normajean e muitos outros, e com marcas como a Vodafone, Danone, Nestlé, Mimosa, Zon, Super Bock, Halibut, Maxmat, entre outras, acredito que a Sabonete Virtual uma vista como uma boa parceira no futuro.

 

A pandemia é uma oportunidade para projetos de animação 3D?

Todas as alturas são uma boa oportunidade para projetos de animação 3D. Quando vivemos numa época de pandemia à escala global, talvez o 3D tenha uma voz mais ativa em comparação com outras áreas por ser um tipo de trabalho muito bem ajustado ao distanciamento social, uma vez que a tendência da grande maioria dos projetos 3D são desenvolvidos recorrendo à internet nem sempre da forma mais eficiente. Foi por essa razão que desenvolvemos a Sabonete Cloud e vamos continuar a inovar nesse sentido.

A área da pós-produção saiu reforçada com a Covid-19?

Penso que nenhuma área saiu reforçada com a Covid-19, com talvez a exceção dos fabricantes de máscaras e gel desinfetante. Se olharmos para o mercado durante o período de Estado de Emergência, vimos um grande volume de conteúdos baseados na sua maioria em pós-produção. Tal como mencionei anteriormente no que diz respeito à animação 3D, esta é também uma área facilmente adaptada ao trabalho à distância e quando a situação em Portugal assim o exigiu, as empresas de pós-produção responderam à altura do desafio. Após o final do confinamento a pós-produção deixou de ser a única opção disponível, voltando gradualmente a ocupar o seu lugar natural.

Quais os objetivos da empresa para 2021?

Para 2021, os objetivos da Sabonete Virtual são: marcar a sua posição no mercado; superar as expectativas dos os nossos clientes; continuar a inovar apostando em novas tecnologias; e manter um contacto próximo e direto com os nossos clientes.

sd@briefing.pt

Quarta-feira, 07 Outubro 2020 11:55


PUB