Através de algoritmos de inteligência artificial e utilizando tecnologia de visão computacional, o TOMI consegue detetar pessoas e classificar cada um dos reconhecimentos com o uso, ou não, de máscara de proteção. A solução é baseada em dados anónimos, respeitando toda a legislação do direito à privacidade.
Ao serem detetadas pessoas sem máscara na rua ou no metro, são emitidos alertas: “Utilize a máscara de proteção individual, proteja-se a si e aos outros! Cumpra as regras de uso de máscara!”. O TOMI, dado o novo confinamento, voltou ainda a disponibilizar as tecnologias de deteção e contagem de pessoas, sensibilizando para a importância de ficar em casa quando uma pessoa é detetada, e para que se pratique o distanciamento social quando duas ou mais pessoas são detetadas perto de si.
“A utilização da máscara de proteção individual é uma das formas de ajudarmos todas as pessoas que nos rodeiam a protegerem-se da Covid-19, e contribuir para que a situação mundial volte ao normal o mais depressa possível. Esta funcionalidade permite alertar e sensibilizar, oportunamente, quem não estiver a usar a máscara”, explica o CEO do TOMI WORLD, José Agostinho.