Apresenta-se como uma agência 360°, com soluções em diferentes áreas, transversais e consistentes: do design à produção, do branding ao packaging, da imprensa ao digital, do ponto de venda ao consumidor final. Tanto no mass market como no setor de luxo, denominador comum é sempre a “excelência” da Omdesign, garante Diogo Gama Rocha, sobre a agência que fundou em 1998. O design, esse, é trabalhado como uma ferramenta para a diferenciação. E, aliado “à ambição e à procura constante por soluções inovadoras e eficazes”, tem contribuído para a fidelização dos clientes e para a construção de relações duradouras com os parceiros, nos quatro cantos do mundo.
É também de muitas geografias que surgem as distinções para a agência de Leça da Palmeira, que o diretor-geral encara como consequência da dedicação e consistência do trabalho e não como um objetivo. Admite, porém, a importância do reconhecimento, entendendo que “cada distinção ajuda a contribuir para elevar o reconhecimento do design português”, a nível mundial.
Seja no mercado nacional como no internacional, a agência é procurada pelo seu trabalho, pela “excelência” e pela missão. Isto, afirma Diogo Gama Rocha, tem-se refletido num número crescente de projetos e de clientes internacionais. “Gostamos de ver o trabalho da nossa agência a ser apreciado e procurado por outras marcas, setores e culturas, e isso é também inspirador para toda a equipa”. “O nosso objetivo é continuarmos a fazer muito bem o nosso trabalho, independentemente da marca ou do valor do produto, mas sempre com a mesma atenção e entrega que nos caracterizam”, diz.
Os valores da Omdesign são, aliás, constantes desde 1998. E o fundador espera que, “daqui a 250 anos, sejam a base do sucesso” e da continuidade da agência. A evolução foi grande e “no bom sentido”, “desde a globalização e digitalização de tudo e de todos à velocidade com que se comunica”. Defende, como tal, que “hoje, mais do que há 25 anos, as marcas têm a obrigação” de ser mais autênticas, de estar ainda mais próximas do consumidor e das suas necessidades e, acima de tudo, de falar a verdade. “É esse o nosso lugar, junto dos nossos clientes, a ajudá-los a construir e a fortalecer o maior ativo que têm: a sua marca”, observa, considerando que, nesta mudança tão veloz, a “autenticidade, a versatilidade e a capacidade de adaptação” são fatores imprescindíveis para o sucesso. “Ao longo destes 25 anos, a Omdesign soube observar e fazer parte desta evolução, como agente de uma mudança que queremos seja positiva e intemporal”, adianta.
Houve sorte neste percurso? “Fazer bem uma só vez pode até significar sorte, mas fazê-lo repetidamente é, para nós, algo que envolve muito empenho, constante insatisfação, querer ir mais além e muito tempo investido em cada projeto”, comenta Diogo Gama da Rocha, garantindo que os clientes e os parceiros conhecem a exigência da agência. “Sabem que somos exigentes e obcecados pelo detalhe do detalhe”, comenta.
Para 2023, perspetiva um ano de “desafios estimulantes e de projetos marcantes”, até porque “é nas adversidades que se revelam as melhores oportunidades”. O caminho será manter a mesma ousadia e entrega a que a agência se propôs quando iniciou esta viagem, em 1998. “A nossa grande ambição será a de continuarmos a semear um mindset de excelência, sustentável e inovador em cada projeto que abraçamos”, remata.
Sofia Dutra